Agência da ONU seleciona plataforma criada no TECNOVA para internacionalizar empresas

O International Trade Centre (ITC), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial do Comércio (OMC), selecionou a Intradebook para auxiliar na internacionalização de micro e pequenas empresas de 164 países. A Intradebook recebeu apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina) e da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) no TECNOVA, programa de subvenção econômica à inovação. A startup de base tecnológica é composta por profissionais com experiência em comércio internacional que desenvolve ferramentas inovadoras para facilitar e reduzir custos das operações de comércio internacional das MPMEs.

A plataforma, homônima à empresa, foi desenvolvida com recursos da FAPESC e consiste em uma ferramenta gratuita e interativa que possui fases de habilitação, negociação e operação, de forma automatizada, descomplicada e segura, conforme explica o coordenador da chamada, Fernando Souza. “Para complementar o software, foi criado o site www.intradebook.com, que dá suporte em relação às informações de mercado, operacionais, oferta e procura de produtos, entre outros”, diz o coordenador. O empreendimento ainda oferece passo a passo para exportação e importação, busca dinâmica de ofertas de exportação e demandas de importação, e lista de prestadores de serviços de comércio exterior e logística.
O contato com o ITC teve início em 2016 e em menos de um ano foram realizadas análises do funcionamento da ferramenta Intradebook. Em março de 2017, foi assinado um memorando de entendimento entre a agência da ONU e a empresa, que foi a escolhida para empoderar pequenas empresas nos 164 países onde atua o ITC. “Em função da plataforma que desenvolvemos com o apoio financeiro do TECNOVA, mesmo antes desse acordo, nós já tínhamos usuários em mais de 80 países. Hoje, já temos usuários em 100 países”, diz o diretor da Intradebook, Alfredo Kleper Lavor.
O documento assinado estipula que a Intradebook será a plataforma de inserção no comércio internacional para executar dois projetos: Women Across Borders, que deve desenvolver empresas de mulheres empreendedoras no leste da África (Quênia, Tanzânia e Uganda), e o She Trades, para auxiliar o crescimento de empresas lideradas por mulheres no mundo todo, atingindo 800 mil empreendedoras. Para o primeiro projeto, a empresa irá desenvolver uma versão da plataforma para o idioma SWAHILI, falado por 40 milhões de pessoas. “Sem o apoio do programa TECNOVA, FINEP e FAPESC, dificilmente nós conseguiríamos desenvolver nosso projeto para a fase em estamos. O programa foi fundamental”, ressalta Kleper.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support