No segundo e último dia (11 de março) do Fórum Nacional do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), foi anunciada a programação do próximo evento do gênero, a ser realizado em Belo Horizonte, dia 19 de maio. O Prof. Evaldo Ferreira Vilela, presidente da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Minas Gerais), explicou que a reunião do CONFAP fará parte da comemoração dos 30 anos da instituição mineira e lembrou que outro evento comemorativo, desta vez aos 100 anos da ABC (Academia Brasileira de Ciências), vai acontecer nos dias 18 e 19 de abril de 2016, no Castro’s Hotel, em Goiânia. Terá como tema “A pesquisa na agricultura: implicações para a sustentabilidade e a segurança alimentar global” e contará com apoio do Governo do Estado de Goiás e Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados de Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ao abordar o tema da cooperação entre as FAPs, a Professora Ivone Rezende Diniz, presidente da FAPDF (Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal), disse: “a gente podia pensar numa colaboração entre as fundações e a minha sugestão seria fazer editais conjuntos liderados pelo CONFAP”. A ideia foi bem recebida, por exemplo, pelo Prof. José Antonio Bof Buffon, presidente da FAPES (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo). “A gente precisaria sincronizar os nossos editais, se possível com uma plataforma única e definir temas como segurança pública, agricultura, poluição atmosférica e gerenciamento costeiro”, recomendou. “Também a Violência urbana deveria ser objeto de uma chamada nacional”, acrescentou o Prof. Marcelo Augusto Santos Turine, presidente da FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).
O presidente do CONFAP, Sergio Gargioni, acolheu as sugestões e lembrou que, por meio do protocolo assinado ontem (10 de março), com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), será possível lançar duas chamadas de abrangência nacional, sobre dois temas: reuso de água nos centros urbanos e uso sustentável da água no semiárido.
Operacionalização da Lei Nº 13.243
Cristina Leftel, da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), anunciou que fez – juntamente com Clóvis Squio, ex-Procurador Jurídico da FAPESP – uma minuta de lei de inovação para que os estados adaptem sua legislação ao novo marco legal de CTI. Ela ressaltou que as peculiaridades de cada unidade da federação demandarão reuniões adicionais.
Conselho Fiscal
Prof. José Ricardo de Santana, presidente da FAPITEC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Sergipe) prestou contas na condição de presidente do Conselho Fiscal do CONFAP, também integrado pelo Prof.Fábio Guedes Gomes,presidente da FAPEAL (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas) e Antonio Carlos Máximo, presidente da FAPEMAT (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso).
Ainda de manhã, outros representantes de FAPs trataram de assuntos diversos, entre eles os planos regionais do Norte e do Nordeste.
Fonte: Heloisa Dallanhol – Coordenadoria de Comunicação do CONFAP