
Em Minas Gerais, presidente da Fapesc apresentou cases de startups e empresas que desenvolveram produtos e serviços com fomento do Estado. (Fotos: Assessoria de Comunicação Confap e Fapemig)
O estímulo do Governo de Santa Catarina para o desenvolvimento de produtos, bens e serviços inovadores foi apresentado nesta quarta-feira, 1, para lideranças de ciência, tecnologia e inovação (CTI) de todo o Brasil. Durante a programação do 69º Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), em Belo Horizonte, gestores das fundações brasileiras conheceram cases de startups e empresas que receberam fomento do Governo do Estado, por meio de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e hoje têm suas soluções reconhecidas no mercado nacional e ganhando espaço em outros países.
A apresentação dos cases e das estratégias do Governo de Santa Catarina para incentivar a apoiar o empreendedorismo e a inovação no estado foi realizada pelo presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto. Segundo ele, o evento é uma oportunidade para troca de experiências entre as fundações e de mostrar como a Fapesc faz uso do recurso direcionado pelo Governo do Estado para ciência, tecnologia e inovação, apoiando projetos por meio de editais baseados também nas demandas do ecossistema. Iniciativas catarinenses que podem servir de inspiração para outros estados.

“Nesta edição do Fórum, a Fapesc veio mostrar as estratégias do Governo do Estado de incentivo a empreendedorismo, de como nós temos uma trilha da inovação promovida pelo governador Jorginho Mello, com detalhes e diferentes estímulos para empresas em diferentes graus de maturidade, desde as que estão iniciando sua jornada até as que já estão estabelecidas e querem abordar novos mercados, lançar novos produto. Essa diversidade de oportunidades que o Governo do Estado oferece é única e foi tema de bastante discussão aqui em Belo Horizonte durante o Fórum da Confap”, afirma o presidente da Fapesc.
O Fórum da Confap reúne representantes das 27 FAPs, além de parceiros estratégicos de agências nacionais e internacionais de fomento à CTI, com o objetivo de fortalecer a colaboração entre as Fundações e seus parceiros, e debater os principais desafios e caminhos para o futuro da CTI no Brasil.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828