ACATE comemora resultados positivos da TI catarinense com palestra internacional

Com atuação focada em desenvolver o setor tecnológico de Santa Catarina, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) completa 30 anos em 2016 com 850 empresas associadas. Para comemorar as três décadas de grandes resultados, o Centro de Inovação ACATE – Primavera abre suas portas em 5 de abril, a partir das 18h30, com palestra internacional, homenagens e coquetel.

A ACATE  foi fundada em 1° de abril de 1986 com o objetivo de administrar o Condomínio Industrial de Informática (CII), prédio que abrigava as primeiras empresas de tecnologia de Florianópolis. “Quando a entidade surgiu, era muito caro e difícil empreender em tecnologia no Brasil. O objetivo ao criar o Condomínio era oferecer serviços compartilhados, desde secretária, telefonia, fax, até computadores e softwares para as empresas que estavam iniciando. Tudo isso era rateado”, lembra Guilherme Bernard, atual presidente da Associação.

centro inovacao acate

Consolidar polos tecnológicos só traz benefícios para o Estado, uma vez que o setor não polui, gera oportunidades e absorve mão de obra especializada. Apesar do começo favorável, os números alcançados pela TI catarinense eram impensáveis na época. Hoje são 2,5 mil empresas, que faturam mais de R$ 4 bilhões e empregam 50 mil pessoas. Na contramão da crise, o setor cresceu 15% no último ano, resultado puxado pelo alto crescimento de segmentos como softwares para serviço (SaaS), computação em nuvem, marketing digital, big data, fintech (tecnologia para finanças) e inovações nas áreas de saúde e agronegócios.

De acordo com o presidente da Associação, os números alcançados nesses 30 anos de atuação são muito positivos, mas a ACATE ainda quer avançar. “Nosso maior objetivo é promover em Santa Catarina uma economia baseada no conhecimento, que seja transformadora e sirva de exemplo para o Brasil e a outros países”, assegura.

Para reforçar o papel da criatividade e da inovação nesse cenário, o presente de aniversário da ACATE aos empreendedores e entusiastas da tecnologia é a palestra de Joshua Mahaney. O norte-americano começou sua carreira no Grupo Walt Disney e atualmente trabalha no laboratório de inovação do Orlando Magic, time da NBA e primeiro lab desses moldes nos EUA. Mahaney desenvolveu um novo modelo híbrido de solução de problemas utilizando elementos de Design Thinking, Creative Problem-Solving e outras metodologias de inovação. As inscrições para o evento, que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação em SC (Fapesc), são gratuitas e estão disponíveis neste site.

Histórico

Foi a criação da Escola de Engenharia Industrial na Universidade Federal de Santa Catarina, em 1962, o primeiro passo para impulsionar o desenvolvimento do setor tecnológico no Estado. Criado dois anos após a fundação da universidade, até hoje o Centro Tecnológico da UFSC é referência na formação de mão de obra de qualidade. Em 1965 surge a Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), intensificando a instrução de bons profissionais na área.

Em 1969 o Sebrae começou a atuar em Santa Catarina e na década de 1970 iniciativas já com um foco maior em tecnologia despontam no Estado: a criação da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu-SC) e da Eletrosul, em 1975, e do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) um ano depois.

Apesar da importância dessas ações, é na década seguinte que o setor de tecnologia catarinense ganha força. Em 1984 é instituída a secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, mesmo ano em que é criada a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, atual Fundação Certi. Já em 1985, forma-se o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT). É nesse contexto que é criada em 1986 a Associação Catarinense de Telemática e Eletrônica (ACATE), atual Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, junto ao Condomínio Industrial de Informática. Na época, a Associação funcionava como administradora do prédio, onde foram instaladas as primeiras empresas de tecnologia de Florianópolis. No mesmo ano, é na capital catarinense que se estabelece a incubadora de empresas pioneira no País, o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta).

O Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis (Seinflo) surge em 1991. Fora da capital, outras iniciativas relevantes para o setor acontecem no início dos anos 90: a criação da Softville, fundação de apoio a empresas de base tecnológica em Joinville, também em 1991, e da Blusoft, criado em 1992 para planejar, implementar e gerenciar atividades associativistas das empresas de software de Blumenau. Em 1992 também nasce a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação em SC (Fapesc).

A criação do MIDI Tecnológico em 1998, incubadora gerida pela ACATE e mantida pelo Sebrae/SC fortalece o empreendedorismo em tecnologia em Santa Catarina. Nos anos 2000 a ACATE completa 20 anos com 100 empresas associadas. Também é nesta década que rompem outros polos de tecnologia no Estado: o Oeste, com a criação da Deatec em 2004; Jaraguá do Sul, um ano depois com a implantação do Jagaruatec; e São Bento do Sul em 2006. Em 2008, a ACATE estabelece convênio com 10 polos regionais — Blumenau, Joinville, Tubarão, Criciúma, Chapecó, Lages, Rio do Sul, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Brusque — ampliando sua atuação a nível estadual.

Em 2015, a ACATE inaugurou sua nova sede no Centro de Inovação ACATE (CIA) – Primavera, que já é considerado um marco no estímulo ao empreendedorismo. O espaço concentra cerca de 30 de empresas de tecnologia e recebeu mais de 3,5 mil pessoas e 216 empresas associadas em dezenas de eventos ligados a TI e inovação. Alguns desses eventos ajudaram a consolidar programas de internacionalização a mercados como Estados Unidos, Europa e Oriente Médio e a “treinar” startups que participaram de feiras de negócios e rodadas de investimentos no Vale do Silício.

Fonte: ACATE

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support