Sistema facilita acesso a histórico de quem pede crédito

A empresa Droid desenvolveu um sistema de avaliação de risco para a Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (Amcred), com R$ 50 mil da Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc). Fundada há quatro anos, a empresa de Lages havia sido selecionada em 2014 no programa Sinapse da Inovação – cuja metodologia foi gerada na Fundação CERTI – e o aporte financeiro ajudou sua consolidação no estado.
O sistema tenta minimizar a dificuldade das empresas de microcrédito em conhecer o histórico dos clientes. Para criá-lo, a Droid teve acesso à ferramenta de avaliação de risco do Banco Central, utilizada por instituições financeiras reguladas pelo órgão, com o objetivo de reproduzir o sistema para o público da Amcred.
droid softbanco
No banco de dados do sistema ficam registradas todas as operações realizadas pelas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).
Assim, ao consultar um CPF, é possível levantar se há endividamento dentro do programa de microcrédito, sem especificar em qual empresa.
Atualmente, 12 instituições em Santa Catarina utilizam a solução da Droid, que será implantada nas 18 associadas da Amcred-SC.
Segundo Wagner Lusa Mendes, diretor da Droid, a ferramenta será apresentada para a associação nacional de empresas de microcrédito, que tem mais de 100 empresas cadastradas. “No futuro, será possível integrar o sistema ao do banco central, unindo informações de endividamento em empresas de crédito de diferentes portes”, relata Mendes.
A Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol) é umas das empresas que já conta com o sistema.“A ferramenta traz ainda mais transparência em cada operação. Os agentes de crédito que repassam recursos financeiros em forma de empréstimo e orientam o empreendedor têm acesso para analisar melhor o risco de crédito em cada situação e prevenir o superendividamento”, relata o diretor da BluSol, Amadeu Trentini.
A partir do contato com a Amcred, a Droid também está desenvolvendo um software de gestão específico para instituições de microcrédito.
Santa Catarina é o estado onde o microcrédito produtivo é mais consolidado. No ano passado, o segmento alcançou um crescimento de 30% no total de operações.
 
Fonte:  Júlia Merker – Portal Baguete, com acréscimos da Coordenadoria de Comunicação da FAPESC
 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support