No dia 27 de junho, a Real Academia de Engenharia do Reino Unido abriu chamada pública para o Programa de Colaboração em Pesquisa com o Brasil do Fundo Newton, criado pelo governo britânico para fomentar a cultura científica em países emergentes. Ele apoia o intercâmbio internacional entre engenheiros pesquisadores do Reino Unido e seus pares nos países parceiros do Fundo Newton. O Brasil se tornou um deles devido ao acordo estabelecido com o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). A FAPESC (Fundação de Amparo À Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) é uma das FAPs que aderiram à chamada.
O programa dá apoio financeiro para despesas de viagem, alojamento e subsistência de cada visitante, até 2.000 libras por mês. O intercâmbio pode durar de 3 a 12 meses, e ser em cada um dos países participantes (além do Brasil, são parceiros África do Sul, México, Vietnam, Turquia e Malásia).
Esta ação de Colaboração em Pesquisa vai ao encontro dos objetivos do Fundo Newton de fomentar o desenvolvimento, a economia, o bem estar social e a capacidade científica de cada país. Também promove a troca de conhecimento entre pesquisadores com excelência reconhecida e proporciona a eles experiência internacional e acesso a estruturas de primeira linha. Por conseqüência, fortalece relações entre cientistas britânicos e de países emergentes.
A chamada será encerrada dia 14 de setembro, estando disponível até esta data emhttp://www.raeng.org.uk/grants-and-prizes/international-research-and-collaborations/newton-fund-programmes/newton-research-collaboration-programme.
Informações adicionais em | www.raeng.org.uk/newtonfund.
Em caso de dúvida, contate a Academia pelo e-mail international@raeng.org.uk.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP