Embaixadores da União Europeia conhecem ações da FAPESC

Uma delegação de embaixadores da União Europeia no Brasil conheceu empresas e ações governamentais em evento promovido no dia 30 de maio pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). A visita faz parte da agenda da reunião anual dos embaixadores no Brasil, que cada ano é realizada em um estado diferente. Durante a visita à incubadora Celta, onde está localizada a FAPESC, também estiveram em duas empresas incubadas, a Wavetech e a Exact Sales.
Às 14h teve início o Seminário de Tecnologia e Inovação, aberto pelo presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, que apresentou o histórico da Fundação, contextualizando os principais programas e projetos apoiados. Em seguida, representantes de três empresas fizeram apresentações sobre seus trabalhos: Kiwa-BCS Brasil, Nanovetores e Welle Laser, sendo estas duas últimas empresas ex-incubadas e já graduadas no Celta.

IMG_6759_ed
Delegação de embaixadores da UE em visita ao Celta, ao lado do presidente da FAPESC, Sergio Gargioni (à esquerda) Foto: Rafael Paulo – Secretaria de Articulação Internacional

A Kiwa –BCS faz certificação e inspeção de produtos e processos, visando à segurança alimentar em diversos países e foi convidada pela delegação. O diretor da empresa, Marcelo Farias, falou que “vir até aqui e poder apresentar nosso trabalho a todas essas autoridades é uma oportunidade única porque dessa maneira podemos ter mais intervenções no segmento das indústrias para projetar nossa empresa não apenas dentro do estado.” A BCS (Bio Control System) é uma empresa alemã que chegou ao Brasil em 2000 e fundiu-se ao grupo Kiwa em 2014, tendo se instalado em Santa Catarina em 2015 por conta do ambiente favorável, com profissionais qualificados e alto índice de desenvolvimento.
As mesmas qualidades foram destacadas pelo chefe da delegação da UE, embaixador João Gomes Cravinho, para a escolha do estado como anfitrião da reunião anual dos embaixadores. “Visitando Santa Catarina, nós percebemos a ligação entre Ciência e Inovação que se transformam em resultados econômicos, e é feita melhor do que em qualquer outra parte do país. Nós descobrimos na Europa que este é o motor para a recuperação econômica, pois a Europa passou recentemente por um período difícil, e as regiões que mais se destacaram na recuperação econômica foram justamente as regiões inovadoras”, declara. Para ele, a visita serve para analisar a formação de parcerias entre regiões inovadoras da UE e do Brasil.
Após a FAPESC, os embaixadores se dirigiram ao Centro de Inovação ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia). A agenda da reunião anual se estendeu até o dia 1 de junho.
Os participantes da missão:
Alemanha – Embaixador Dirk Brengelmann
Bélgica – Embaixador Jozef Smets
Croácia – Embaixador Želiko Vukosak
Dinamarca – Embaixador Kim Hojlund Christensen
Eslováquia – Embaixador Milan Cigán
Eslovênia – Embaixador Alain Brian Bergant
Espanha – Embaixador Manuel de La Cámara Hermoso
Estônia – Cônsul em Brasília Reigo Ginter
Finlândia – Ministro Conselheiro Juha Savolainen
França – Embaixador Laurent Bili
Grécia – Embaixador Kyriakos Amiridis
Irlanda – Embaixador Brian Glynn
Países Baixos – Cônsul Geral em São Paulo, J. van Honk
Portugal – Embaixador Francisco Maria de Souza Ribeiro
República Checa – Chefe de Missão Adjunta, Cônsul Sandra Lang Linkensederová
Romênia – Embaixadora Diana Anca Radu
Suécia – Embaixador Per-Arne Hjelmborn
União Europeia – Embaixador João Gomes Cravinho
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support