Valmir Tortelli fala sobre Órion Parque na ACIL

O Orion Parque, um projeto que nasceu na Associação Empresarial de Lages há nove anos é, hoje, realidade. Este foi o tema trazido na última reunião da diretoria da Acil pelo presidente do Instituto Órion, Valmir Tortelli. Convidado pelos empresários, ele falou sobre o andamento das obras, expectativa com a inauguração e destacou a importância da Associação em todo o processo.
“Dos 13 parques implantados no Estado, o de Lages será o único a ser inaugurado este ano”, destacou ele, afirmando que a inauguração está prevista para final do mês de maio. São 4.500 metros quadrados de área construída, que já conta com o apoio de inúmeras instituições e propostas de empresas para instalação. O espaço vai abrigar empresas de Tecnologia da Informação (TI), Biotecnologia, serviços e produtos que agreguem tecnologia e inovação, além de pesquisas avançadas na área tecnológica.
valmir tortelli acil
Valmir evidenciou ainda a importância da Acil no desenvolvimento do Parque desde o início até o momento. “O Orion Parque é um prédio público que é de todos e é também uma extensão da Acil”, destacou ele.

HISTÓRIA DO ORION PARQUE
O Órion Parque Tecnológico foi idealizado em 2007 por empresários da área de tecnologia, que no ano seguinte formaram o Núcleo de Tecnologia da Informação da ACIL, com o intuito de dar suporte a esta proposta e focado na estruturação e elaboração de um projeto. Este projeto foi liderado por Nelissa Gevaerd Colossi Branco e Valmir Tortelli, empresários da área de tecnologia, que foram incansáveis e enfrentaram vários obstáculos que foram vencidos um a um.
Em 2009, a ACIL solicitou ao Departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina, um projeto arquitetônico. Ao mesmo tempo, iniciaram as negociações do terreno da Embrapa, uma área de 89 mil metros quadrados, para a construção do Órion Parque. Após muitas articulações e com o auxilio do então secretário de Agricultura, Antônio Ceron, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Lages (na gestão de Renato Nunes de Oliveira), efetivou a compra. O terreno foi escriturado em março de 2011.
No final do mesmo ano, o Governador Raimundo Colombo assinou um convênio para repasse de R$ 5 milhões, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC (entidade comandada pelo lageano Sérgio Gargioni) para a elaboração do projeto final e da construção do prédio central. A Prefeitura ficou responsável pela contrapartida de R$ 1,2 milhão.
A vencedora da licitação para realização do projeto foi a empresa Prosul, de Florianópolis, que entregou o projeto em dezembro de 2012. Foi necessário realizar alguns ajustes no projeto, e na administração do prefeito Elizeu Mattos foi assinado a ordem de serviço para construção do prédio central no dia 19 de julho de 2013, na ACIL.

Fonte: Adjori-SC