Conselho Britânico abre chamada para aperfeiçoamento de habilidades em comunicação científica

Está aberta a chamada 2016-2017 do programa Researcher Connect, do Conselho Britânico. Ao todo, 15 estados aderiram ao programa por meio de suas FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), para apoiar a realização de cursos para desenvolvimento de habilidades em comunicação científica para pesquisadores. Entre as FAPs que aderiram à chamada está a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina). O edital está disponível para consulta neste link. O prazo para submissão das propostas é 27 de junho.
O objetivo do programa é capacitar pesquisadores brasileiros a publicar artigos em língua inglesa, para melhorar a internacionalização da pesquisa brasileira, aumentando a capacidade de pesquisadores projetarem suas pesquisas locais em escala global. Ao identificar grupos científicos em diferentes Estados, o Researcher Connect também contribuirá para aumentar a capacidade de comunidades acadêmicas com poucas oportunidades a desenvolver pesquisadores e de se internacionalizar.
[cml_media_alt id='8461']nossos_servicos_e_solucoes_em_ingles british council[/cml_media_alt]
Os candidatos devem submeter uma proposta para que sua instituição seja sede de um curso para treinar no mínimo 20 pesquisadores em qualquer disciplina ou área multidisciplinar. A proposta deve ser feita por um professor, representante de Pró-Reitorias de Pesquisa, Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Departamentos ou programas de Pós-Graduação, que será o coordenador do workshop. O processo de seleção focará no desenvolvimento de habilidades em comunicação em áreas relevantes ao desenvolvimento econômico e social, incluindo Ciências Naturais, Ciências Sociais, Artes e Humanidades.
Os cursos, ministrados em inglês, acontecerão no Brasil entre 1° de agosto de 2016 e 1º de março de 2017. Os pesquisadores recrutados para participar do curso deverão ser estudantes de doutorado, pós-doc ou professores em início de carreira (com até 10 anos de formação).
O Conselho Britânico financiará a realização dos workshops, e as FAPs oferecerão contrapartida no valor de R$ 12,5 mil por curso. A primeira chamada do Researcher Connect foi lançada em 2015, sendo os cursos finalizados em março deste ano. Ao todo foram selecionadas 26 propostas em 12 estados, somando 168 mil libras de investimento. Naquela chamada, Santa Catarina teve um workshop selecionado, realizado na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Por: Jéssica Trombini – Coordenadoria de Comunicação do CONFAP