FAPESC contemplou empresas e protagonistas da inovação na 6ª edição do Prêmio Stemmer

Entregue no dia 21 de março, o Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense contemplou três Empresas Inovadoras de Micro ou Pequeno Porte e três Protagonistas da Inovação. Nesta segunda, os ganhadores foram: Dennis Boing, pesquisador e coordenador do Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação, da UNIFEBE; Wanessa Weiherman, da UDESC Joinville; e em terceiro ficou a equipe do setor de Compressores da Whirlpool – Unidade EMBRACO de Joinville, liderada por Rinaldo Puff. Entre as empresas em ordem de classificação: Chipus Microeletrônica, InPulse e EcoTextil.
Esta foi a 6ª edição da premiação, que é promovida pela FAPESC (Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) desde 2009. Foi entregue um total de R$ 210 mil aos finalistas.  O primeiro colocado de categoria recebeu R$ 60 mil , o segundo R$ 30 mil, e o terceiro R$ 15 mil.
Finalistas Prêmio Stemmer
“Esse reconhecimento valoriza muito e estimula as pessoas a continuarem nesse trabalho. A própria materialização de um apoio financeiro para que se viabilizem ideias para alguns também é essencial, e é um investimento muito bom por parte da FAPESC. A alegria das pessoas, o orgulho e a satisfação delas é o prêmio que a FAPESC recebe como retorno do seu trabalho”, destacou o governador Raimundo Colombo, que entregou os troféus aos seis finalistas. A cerimônia foi realizada em seu gabinete e acompanhada pelo presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, além de outros membros da equipe da Fundação.
Quem foi Stemmer
O Prêmio Stemmer foi criado em 2008 pela Lei Catarinense de Inovação, e carrega o nome do ex-reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Caspar Erich Stemmer, por sua contribuição para o desenvolvimento da ciência e da inovação. O professor Stemmer participou de duas cerimônias de entrega do prêmio da FAPESC que carrega seu nome, em 2009 e 2010. Em edições posteriores, ele foi representado por membros de sua família.
Em sua trajetória profissional teve uma atuação intensiva e multiplicadora em prol da competitividade da indústria brasileira, por meio da inovação tecnológica e da melhoria dos processos produtivos e de gestão institucional. Atuou como engenheiro, executivo, empresário, professor universitário, gestor de órgão governamental e gestor da comunidade científica.
Stemmer iniciou sua carreira acadêmica na UFRGS, ministrando a disciplina “Construção de Máquinas” do curso de engenharia mecânica. A partir de 1964, foi responsável pela implantação da disciplina de Vibrações Mecânicas na UFSC, como professor regente; já como professor efetivo, pode aqui introduzir uma série de medidas que viriam a ser adotadas como regras em muitas outras universidades. Em pouco tempo, Stemmer tornou-se Diretor da Escola de Engenharia Industrial da UFSC.
Foi responsável pela criação da Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina, a primeira fundação universitária da UFSC e que viabilizou os repasses de recursos de diversas fontes destinados à implantação do curso de Engenharia Elétrica.
De 1976 a 1980, foi Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. Durante sua gestão, diversos cursos foram criados, dentre os quais arquitetura, computação, psicologia, jornalismo, nutrição, engenharia sanitária, engenharia de alimentos, engenharia química, engenharia de produção, e diversos bacharelados, assim como o primeiro curso de doutorado da UFSC, em Engenharia Mecânica.
Stemmer criou as condições para o estabelecimento da Fundação CERTI, foi gestor de uma das empresas âncora do pioneiro processo de incubação de empresas e foi o Secretário Executivo do TECNÓPOLIS, hoje ParqTec Alfa.
Também teve importante atuação no âmbito da administração federal. No MEC-PREMESU, empenhou-se pela modernização dos laboratórios universitários; No MCT, implementou os programas PADCT e RHAE, que visavam à inovação tecnológica e à formação de recursos humanos de interesse de áreas estratégias da economia/indústria brasileira.
Homenagens
Em 1999, já aposentado da UFSC, o Conselho Universitário outorgou ao Stemmer o título de Professor Emérito, reconhecimento que se juntou a outros tantos que recebeu, dentre os quais os graus de Comendador e de Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, assim como de Cidadão Honorário de Florianópolis, título concedido em 1999. Também recebeu a condecoração Anita Garibaldi, concedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, em 2009, e o título de Cidadão Catarinense (in memoriam), da Assembleia Legislativa, em 2014. Em dezembro de 2015, a UFSC inaugurou  uma estátua de Stemmer no jardim do prédio principal da Engenharia Mecânica.