Governador recebe embaixador suíço para tratar de parcerias nas áreas de tecnologia e educação

Parcerias entre os governos de Santa Catarina e da Suíça, principalmente nas áreas de educação e tecnologia, foram o tema de reunião entre o governador Raimundo Colombo e a comitiva liderada pelo embaixador da Suíça no Brasil, André Regli. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, 9, em Florianópolis, contando com a participação do consultor-geral da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, Marcelo Trevisani, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni.

visita suiços - centro administrativo
Foto: Heloisa Dallanhol – FAPESC

“A realidade brasileira atual exige a ampliação de relações internacionais. Ampliar a exportação é uma forma de fazer frente aos problemas econômicos”, destacou Colombo, que ressaltou a força do agronegócio catarinense e a significativa presença de produtos do Estado na carteira de exportação brasileira.
O governador também ressaltou os investimentos recentes do Governo do Estado na área de inovação e tecnologia, como a construção em andamento de 13 centros de inovação nas cidades de Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Bento do Sul e Tubarão. Os centros abrigarão aceleradoras de empresas, incubadora, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios.
O setor de tecnologia foi justamente um dos que mais chamaram a atenção da comitiva suíça, que visitou empresas em Joinville e Florianópolis. “Ficamos muito impressionados com a diversidade da economia do Estado e com o empreendedorismo dos catarinenses”, afirmou o embaixador André Regli, que vai estudar a possibilidade de nomear um cônsul honorário em Florianópolis.
Na reunião desta quarta, a comitiva também manifestou interesse em aprofundar parcerias por meio das universidades catarinenses e suíças. Em abril, o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, integra missão brasileira que vai à Suíça para tratar de parcerias na área de ciência e tecnologia.
Também nesta quarta-feira, a equipe da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais recebeu o gerente de projeto da SwissNex Brasil, Adriano Bürgi, para discutir possibilidades de cooperação com Santa Catarina. Bürgi destacou os setores de tecnologia, energia e hospitalidade (turismo, hotelaria e gastronomia) como pontos de interesse. No setor de hospitalidade é intenção é promover a capacitação profissional e de gestão turística. A SwissNex Brasil é uma iniciativa do governo suíço, anexa ao Consulado Geral da Suíça no Brasil, que fomenta cooperações nas áreas de ciência, educação, artes e inovação.
Acordo de cooperação para atrair investimentos
Antes da reunião com o governador Colombo, a comitiva suíça participou na manhã desta quarta de ato na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Por meio da Investe SC, agência que surgiu de parceria entre a federação e o Governo do Estado, foi assinado um acordo de cooperação com a congênere suíça Switzerland Global Enterprise (S-GE) para promover investimentos e o comércio bilateral do Estado com o país europeu.
Segundo dados da Fiesc, em 2015, Santa Catarina exportou US$ 12,1 milhões para a Suíça e importou US$ 54,5 milhões do país. Os principais embarques para o país europeu foram carne de frango (55,7%), além de motores elétricos (12,4%). Entre as principais compras do Estado estão bebidas não alcoólicas, máquinas e aparelhos para trituração ou moagem de grãos, entre outros.
Fonte: Alexandre Lenzi – Secretaria de Estado de Comunicação

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support