Projeto da Epagri é reconhecido pela FAO

Um projeto desenvolvido nas propriedades rurais do planalto sul catarinense pela Epagri e pela Associação Rural de Lages com financiamento da Fapesc -, foi selecionado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para compor a sua plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável. É o Reprotec (Rede de Propriedades de Referência Tecnológicas), implantado em 2012 inicialmente em seis propriedades de referência nos municípios de maior rebanho de bovinos de corte da região com o objetivo de aumentar os índices produtivos da atividade e a rentabilidade das propriedades.
IMG_8444
Os coordenadores do projeto, Cassiano Eduardo Pinto e Newton Borges da Costa Junior (respectivamente pesquisador e extensionista da Epagri), atribuem essa conquista ao paradoxo que a sociedade contemporânea vive e que foi desenvolvido no Reprotec: atuar com a possibilidade de preservação ambiental e produtividade, ofertando à sociedade proteína nobre – que é a carne vermelha – sem se descuidar da conservação da diversidade vegetal, do solo e da água, promovendo o sequestro de carbono por meio do correto manejo das pastagens naturais e pastagens cultivadas.
O Reprotec está levando aos pecuaristas familiares a aplicação, pela extensão, do conhecimento desenvolvido pela pesquisa da Epagri, cujas ações são desenvolvidas para as condições da região. Os resultados obtidos nesses quatro anos de execução mostram que é possível dobrar a produção de terneiros nas propriedades dedicadas à cria e produzir mais de 670 kg de peso vivo/ha de novilhos, abatendo animais com qualidade de acabamento, maciez, suculência, e constância de oferta de carne no mercado consumidor.
As propriedades de referência estão nos municípios de Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Painel, Lages, Capão Alto e São José do Cerrito e Palmeira. Todas servem como unidades didáticas para difundir as ações do projeto e mostrar os resultados por meio de dias de campo, palestras, excursões e visitas, eventos que já atenderam mais de 5 mil pessoas.
A FAO é uma organização que atua para a erradicação da fome no mundo, para o progresso econômico e social e para a gestão e utilização sustentáveis dos recursos naturais para benefício das gerações presentes e futuras. É uma organização que atua como um fórum neutro, reunindo 191 países membros mais a Comunidade Europeia.
Fonte: Gisele Dias –  Jornalista Epagri

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support