Bacia do Rio Itapocu terá Plano Diretor com apoio da FAPESC

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável assinou convênio no dia 16 de dezembro, na sede da Amvali, com a Fapesc, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e com o Comitê de Gerenciamento da Bacia do Itapocu, para a elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu. O secretário Carlos Chiodini participou do ato, junto com prefeitos e dirigentes políticos da região.
A Fapesc esteve representada pelo Diretor Técnico-operacional, Walter Vicente Gomes Filhoe a Unisul, pelo coordenador do Centro Tecnológico, Celso Lopes de Albuquerque Júnior, que explicou sobre a metodologia de trabalho a partir de 2016 por meio de eventos técnicos, assembleias e consultas públicas periódicas, segundo resolução do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
assinatura convenio vale itapocu
O secretário Chiodini disse que no Estado existem 16 bacias hidrográficas, a metade já com os Planos de Bacia encaminhados, outros três contratados e os demais até 2017. O custo do projeto é de R$ 1,7 milhão, com prazo de execução em ano e meio. Uma equipe de pesquisadores da Unisul estará na região para elaborar do documento. A Bacia do Itapocu abrange 13 cidades.
O trabalho será dividido em etapas que compreendem a elaboração do diagnóstico dos recursos hídricos, a identificação de cenários futuros para a gestão da Bacia do Rio Itapocu e o enquadramento das águas superficiais, esta consistindo na análise de estratégias de intervenção à compatibilização entre as disponibilidades hídricas e as demandas levantadas. Para o presidente do Comitê Itapocu, Sérgio Victor Santini, a elaboração do Plano Diretor vai exigir esforços de todos os entes envolvidos. Ele pediu a colaboração de modo a facilitar o trabalho dos técnicos. “Este é um momento histórico da Bacia do Itapocu”, declarou.
CGH de Guaramirim e segurança das barragens discutidas no Comitê Itapocu
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu realizou no dia 10 a última assembleia do ano tratando de diversos assuntos como o projeto de criação e instalação de uma Central Geradora Hidrelétrica – CGH no Rio Itapocu, em Guaramirim. A empresa Arksen Geração de Energia, em parceria com a empresa Real Construtora, apresentou o projeto a ser executado. O empreendimento atualmente está em fase de licenciamento ambiental, após todas as licenças obtidas a previsão é de que em 10 meses seja iniciada a operação da central. Esta terá capacidade de geração de 2,9 megawatts (MW) de potência instalada. A segurança das barragens do Vale do Itapocu também esteve na ordem do dia.
O engenheiro Vilson Fenner, responsável pela construção da barragem da Usina Rio Vermelho Energia, de São Bento do Sul, explanou sobre a segurança e esclareceu dúvidas que foram levantadas durante os últimos eventos de chuvas extremas da região quanto ao seu funcionamento. O engenheiro salientou os aspectos técnicos da Barragem Ambursen, em concreto, ancorada em rocha, que é classificada como fio d’água e não possui nenhum sistema de comportas, ou seja, a vazão de água do rio não é alterada por força antrópica. A barragem possui categoria de baixo risco e dano potencial baixo. O representante da Celesc Geração, Leonardo Luiz Marostica, comentou que o Plano de Segurança e Emergência da Barragem do Bracinho será finalizado até janeiro de 2016.
Fonte: Jornal do Vale do Itapocu

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support