O Governador João Raimundo Colombo encontrou-se no dia 27 de novembro, com o Vice-Presidente de Engenharia da EMBRAER, Humberto Pereira. O executivo esteve em Santa Catarina para acompanhar o encerramento de um seminário sobre desenvolvimento integrado de produto, realizado esta semana pela Fundação CERTI (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras). Também participou do encontro Sergio Gargioni, Presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Motivada pela qualidade da engenharia em Santa Catarina e pelas iniciativas do Governo do Estado por meio da FAPESC para o setor aeronáutico, a EMBRAER planeja futura instalação em Florianópolis de uma equipe de engenheiros para atuar no desenvolvimento de projetos de cooperação tecnológica entre as duas instituições.
A EMBRAER celebrou recentemente, com a Fundação CERTI, uma parceria para o desenvolvimento de tecnologia pré-competitiva de sistemas eletrônicos para uso aeronáutico. A instituição catarinense se tornou, no fim de 2014, uma Unidade EMBRAPII para Sistemas Inteligentes, atuação estendida também para apoiar as indústrias do segmento aeroespacial e defesa. Na decisão da EMBRAER, além do apoio da CERTI ao projeto como Unidade EMBRAPII, também pesaram a experiência e o domínio, pelos especialistas da CERTI, de competências técnico-científicas em eletrônica, software, metrologia e instrumentação, garantia da qualidade, confiabilidade, rastreabilidade e fabricação de produtos, por meio da sua unidade Labelectron.
Trata-se de um laboratório-fábrica de manufatura eletrônica, que atua de forma competitiva em diversos projetos e que já foi amplamente testado por empresas locais e globais, atendendo requisitos rigorosos de qualidade para exportação.
O projeto de cooperação tecnológica CERTI-EMBRAER recém iniciado representa um apoio substancial do Governo do Estado e da EMBRAPII ao setor aeronáutico. A intenção é que mais projetos com desafios tecnológicos sejam trazidos para Florianópolis, de forma a aproveitar as competências instaladas na cidade e para consolidar a capital catarinense como um polo capaz de agregar valor e favorecer a estratégia competitiva do setor aeronáutico brasileiro no mercado internacional.
Fonte: Embraer e 1 Via