Seminário discute pecuária de corte na Serra catarinense

O 3º Seminário de Pecuária da Serra Catarinense acontece no dia 19 de novembro, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, com o tema “Construindo a pecuária do futuro nos dias de hoje”. A terceira edição do Seminário vai reunir pecuaristas, técnicos, estudantes, lideranças e consumidores para discutir e fomentar a transformação da base produtiva da pecuária da Serra Catarinense para o futuro. O objetivo é consolidar oportunidades regionais para pecuaristas empreendedores, com cultura, história e vocação para a atividade, em um cenário de demanda cada vez maior por carne de qualidade para os mercados catarinense e brasileiro.
A pecuária está presente em 87% dos estabelecimentos rurais da Serra catarinense, concentrando 13,4% do rebanho de bovinos de corte do Estado. Trata-se de uma vocação natural da região, onde a atividade tem baixo uso de tecnologias. Segundo levantamento da Epagri, as propriedade têm em média 78ha, e as pastagens cultivadas representam menos 4% da área total.
seminario_pec_corte
Os pecuaristas serranos são familiares e possuem, em geral, produção agrícola de subsistência. A criação de gado é vista como uma forma de poupança, com rápida liquidez. Portanto, a prática do agricultor é vender quando precisa de injeção de capital. As vendas são programadas de acordo com as necessidades e anseios da família, e não por uma época do ano pré-determinada ou pela expectativa de melhores preços.
Para mudar esse cenário o governo vem investindo em diversos programas, como o Projeto de Desenvolvimento da Pecuária Catarinense, financiado pela Fapesc e executado pela Epagri em parceria com a Associação Rural de Lages, em 14 municípios do Planalto Sul Catarinense. Também merece destaque a Rede de Propriedade de Referência Tecnológica (Reprotec), que buscou desenvolver a pecuária com base em pastagens naturais, com o desafio de aumentar o volume e a qualidade da carne ofertada pela agricultura familiar. As seis propriedades de referência implantadas serviram como unidades didáticas para difusão de ações do projeto e conquistaram 33% de aumento no índice de natalidade dos rebanhos.
Santa Catarina possui um cenário favorável para o desenvolvimento da pecuária de corte diferenciada pela qualidade, já que importa mais de 40% da carne consumida. O status de área livre de febre aftosa sem vacinação é outro aspecto importante, assim como o fluxo de turistas de alto poder aquisitivo que chegam ao litoral no verão.
As palestras do Seminário vão focar a difusão de conhecimento como insumo fundamental na pecuária de corte. Serão discutidas desde questões relacionadas ao manejo de pastagens e do rebanho até tecnologias que exigem maior investimento financeiro com retorno garantido. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos e-mails eel@epagri.sc.gov.br egrl@epagri.sc.gov.br, informando nome, endereço, cidade e e-mail do interessado. Mais informações na Estação Experimental da Epagri em Lages, pelo fone (49) 3289-6400.
Fonte: Epagri SC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support