EMBRAPII promove encontro com empresários pelo Brasil
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) inicia nesta sexta-feira (23/10) a série de eventos “Encontro EMBRAPII com Empresários”. O objetivo é apresentar a executivos de empresas e multinacionais o modelo EMBRAPII de negócios em projetos de inovação industrial. O primeiro encontro acontecerá em Florianópolis (SC), às 14h, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
A série de encontros ocorrerá em todo Brasil. O objetivo principal é mostrar aos participantes como é possível reduzir significativamente os custos dos projetos de inovação das empresas por meio do modelo EMBRAPII de negócios, onde até um terço dos custos é investido pela EMBRAPII, enquanto os valores restantes são divididos entre a empresa e a Unidade executora do projeto. “Esses encontros também são uma forma de estreitar relações com nossos potenciais clientes e esclarecer dúvidas presencialmente. Queremos mostrar as vantagens em investir em projetos de inovação e o quanto esse investimento poderá aumentar a competitividade das empresas”, diz o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães. Desde o início de sua operação, em 2014, a EMBRAPII já fechou 41 projetos no valor total de R$ 58,3 milhões.
Os próximos encontros acontecerão no dia 27/10, às 14 horas, na sede da Fiesp, em São Paulo; no dia 03/11, às 15 horas, na sede da FIERGS, em Porto Alegre; e no dia 26/11, às 17 horas, na sede da Abimaq, em São Paulo. A agenda para as próximas reuniões será divulgada em breve.
Sobre a EMBRAPII
A EMBRAPII mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. O financiamento da instituição obedece a seguinte regra geral: a EMBRAPII pode investir até 1/3 das despesas das unidades com projetos de PD&I com empresas, enquanto o restante é dividido entre a empresa parceira e a unidade. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas (por meio da divisão dos custos do projeto), estimula-se o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional. Atualmente, a EMBRAPII conta com 13 Unidades credenciadas a desenvolver projetos de inovação industrial.
Vale lembrar que o presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina), Sergio Gargioni, é membro da Comissão de Avaliação da EMBRAPII.
Mais informações à imprensa:
Telefone (61) 2196-7768 // 9113-5546