Governos federal e estadual reconhecem esforços de cooperativa em Florianópolis

O trabalho da COEPAD (Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência) foi citado como modelo do Programa Economia Verde e Solidária, operacionalizado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e SDS (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável). “A gente acompanha os marcos do programa em todo país e talvez este seja o mais bonito que eu tenha visto”, afirmou Joaquim Cordeiro, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Este banco do governo federal entrou com 50% dos RS$20 milhões investidos no programa em Santa Catarina; a outra metade veio do governo estadual.
AtbTMcEEiQYNycDf4jQVfw5ZktXrRilrLfoTkXCf9czT
Representantes do BNDES, COEPAD, SDS e FAPESC inauguram nova oficina para reciclagem de papel e outros materiais.
Representando o governador Raimundo Colombo, o presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, assinou no dia 15 de setembro um termo aditivo que viabiliza novos recursos para a COEPAD. A entidade vai ampliar ainda mais sua capacidade de produção – cerca de 50 produtos, de sacolas retornáveis a blocos e cartões de papel artesanal.
Junto a 41 associações, ela foi selecionada por uma chamada pública, e recebeu cerca de R$265 mil reais para reformas, equipamentos e material de consumo, segundo Maria Carolina Ghizzo de Sá Knabben, Coordenadora do Programa Economia Verde e Solidária da FAPESC. “Com isso também aperfeiçoamos as condições de trabalho dos cooperados, sem eles não se faz nada”, salienta o presidente da COEPAD, Aldo Brito.
A diretora administrativa Silvana Zimmermann (também voluntária) explica que o novo repasse da FAPESC, pouco mais de R$ 34 mil, permitirá a compra de cadeiras, impressoras e outras tantas coisas que se juntarão ás guilhotinas, mesas, maquinário e mesmo ao veículo utilitário adquirido com a verba original, em 2013. “Foi uma grata surpresa”, salientou. O aditivo se deve ao sucesso da COEPAD, que também recebeu consultoria do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina). “A gente a considera como uma das melhores”, acrescentou Luis Antônio de Freitas, coordenador do programa na SDS.
O secretário-adjunto Marco Aurélio Dutra esteve na cooperativa, junto às demais autoridades, para inaugurar nova oficina, nomeada em homenagem aLuiz Henrique Penedo que exerceu suas atividades como cooperado desde a fundação da entidade em 1999. O evento ocorreu terça-feira (15), em Florianópolis.
Informações adicionais com a jornalista Heloisa Dallanhol, e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br, fones (48) 3665 4812 e 84 18 11 80.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support