A COEPAD (Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência) inaugura sua nova oficina de serigrafia nesta terça-feira, 15. As instalações foram construídas com apoio do Programa Economia Verde e Solidária, operacionalizado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e pela SDS (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável). A cerimônia será às 13h, na Rua 14 de Julho, nº 107, Bairro Estreito, em Florianópolis.
O novo espaço será utilizado para adequar as unidades de produção e armazenamento de maquinários, e aquisição de equipamentos e material de consumo do projeto Ecofibra. A partir de material reciclável, a COEPAD produz bolsas ecológicas, camisetas e artigos de papelaria, como agendas e embalagens para presente. Mas o diferencial é a busca da entidade por soluções para proporcionar ocupação aos portadores de necessidades especiais, desde 1999.
Com o auxílio de R$ 265 mil do Governo do Estado, a expectativa é de que a produção da cooperativa duplique. Segundo os diretores da COEPAD, com as novas instalações será possível aumentar a capacidade de produção da Unidade de Papel Artesanal, agregar novos deficientes intelectuais, agilizar e facilitar a coleta dos resíduos sólidos doados, bem como o transporte dos produtos fabricados, com a aquisição de um veículo utilitário. O investimento também é dedicado a melhorar a qualidade do papel artesanal com um processo de secagem mais moderno e que não dependa das condições climáticas.
O Economia Verde e Solidária também tem apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina).