Entre os dias 24 e 25 de agosto, o Centro de Ciências Jurídicas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) recebe a segunda edição do Congresso de Direito Ambiental. O evento tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS, que apoia a realização de eventos científicos em todo o estado.
O tema das discussões será os 15 anos da Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (9985/2000), que é o principal instrumento jurídico de gestão ambiental, definindo regras para cada unidade de conservação, como parques e reservas. Segundo o organizador do evento, Mauro Figueiredo, a implantação efetiva das Unidades de Conservação ainda é um desafio, e é necessário fazer a população perceber a importância dessas áreas, pois isso gera a conservação desses locais.
Outro destaque da programação é a homenagem a Maria Tereza Jorge Pádua, engenheira agrônoma considerada peça chave no movimento ambiental brasileiro. Ela liderou a criação de 9 milhões de hectares de áreas protegidas no país, uma área praticamente do tamanho de Portugal. Em seguida à homenagem, Maria Tereza fará palestra.
Nos dois dias do Congresso serão apresentados dois painéis no período da tarde, sendo que 3 palestrantes comporão cada painel. Ao final de cada sessão, haverá espaço para debate entre os palestrantes. Na manhã do segundo dia ocorrerão os Grupos de Trabalho, e os pesquisadores que tiverem seus trabalhos previamente aprovados deverão apresentá-los e discuti-los com o público. A programação completa do Congresso pode ser consultada aqui.