Chamada do InovAtiva vai captar até 300 startups interessadas em investir em inovação

Foi lançada a terceira edição do programa InovAtiva Brasil, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Esta etapa oferece a 300 startups de todo o Brasil acesso diferenciado a editais de fomento do Ministério da Educação (MEC) e do Serviço Nacional da Indústria (Senai). Os valores da empreitada não foram discriminados. As inscrições podem ser feitas até 19 de junho, por meio deste link.

Nas edições anteriores, o InovAtiva alcançou sete mil empreendedores e profissionais cadastrados na plataforma, além de mais de 2.300 projetos subetidos, 178 mentorados e 95 startups finalistas. Segundo o secretário de Inovação do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, a proximidade com grandes empresas brasileiras de diversos segmentos é uma das prioridades desta etapa.

“A ideia é atrair executivos com experiência para se tornarem mentores do programa e, com isso, passarem a identificar oportunidades de negócios, inovação e aprendizado no ecossistema de startups”, afirmou Marcos Vinícius.

Em módulos

Na primeira etapa, o InovAtiva receberá a inscrição de empreendedores. Estão aptos negócios pré-operacionais ou empresas nascentes – com até cinco anos de vida – e com faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões. As iniciativas também não podem ter recebido investimentos superiores a R$ 500 mil. Spin-offs criadas por empresas estabelecidas há mais de cinco anos também podem participar.

Os 300 projetos mais destacados passam para a segunda fase, na qual os empreendedores ficam em contato direto com mentores – empreendedores de sucesso, executivos de médias e grandes empresas, investidores e consultores – que ajudam as startups a compreender o mercado e a desenvolver seus produtos.

Na terceira e última fase, após mais dois meses de mentoria, os cem negócios mais estruturados participam de uma banca de apresentação dos negócios a investidores e grandes empresas. Todas as atividades do programa são gratuitas aos participantes.

Novidades

O MDIC aprovou um projeto no Prosperity Fund, programa de cooperação do Reino Unido, que prevê a ida de 15 finalistas do InovAtiva com perspectiva de internacionalização ao Reino Unido para conectar os seus negócios a investidores, aceleradoras, empresas e outros atores britânicos. Já a parceria com o Senai prevê uma pontuação extra para os finalistas do programa que quiserem participar do Edital de Inovação da Indústria, que financia projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas.

Parceria com o MEC no âmbito das Chamadas de apoio financeiro a projetos de empresas com Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, “Chamada CNPq-SETEC/MEC – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica”. A novidade é que o Ministério da Educação vai criar dentro da Chamada uma Linha de Apoio exclusiva para startups finalistas do InovAtiva Brasil. As empresas finalistas das edições anteriores, 2013 e 2014, também terão acesso.

(Agência Gestão CT&I, com informações do MDIC)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support