Estão abertas até 19 de dezembro as inscrições para estágio pós-doutoral no programa Consórcio para Inovação em Nanotecnologia, Energia e Materiais (CINEMA), do Colorado (Estados Unidos). O objetivo da concessão dessas bolsas é atrair pós-doutores brasileiros, credenciados em pesquisa básica na área de energia renovável, para associá-los a um grupo de pesquisa nos Estados Unidos.
Os candidatos às bolsas de estudo devem completar seus programas de doutorado antes de 15 de agosto de 2015, e o projeto de pesquisa proposto deve ser ligado à pesquisa que está sendo realizada por, pelo menos, um dos grupos que participam do programa. Todos os candidatos devem preencher o formulário de candidatura para o CINEMA e o formulário de inscrições do Ciência sem Fronteiras. Os candidatos receberão um e-mail de confirmação até 48h após a inscrição no CINEMA.
A consulta aos programas de pesquisa e a inscrição podem ser feitas nestes links: http://sciencepolicy.colorado.edu/cinema/research/us_researchers.html
http://efomento.cnpq.br/efomento/
Bolsas e seguros de saúde para os participantes do programa serão apoiados pelo programa Ciência sem Fronteiras, em colaboração com as FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Os contemplados devem ser anunciados em janeiro de 2015.
Os projetos serão avaliados de acordo com mérito intelectual e impactos da proposta, além dos seguintes critérios:
1) Adequação do projeto de pesquisa (20%)
2) Qualidade da proposta de pesquisa (20%)
3) Qualidade do candidato como demonstrado na lista de publicações, CV e cartas de referência (60%)
Após a seleção, o candidato será contatado por um consultor dos EUA. O requerente e o supervisor deverão descrever o trabalho em uma página, com cronograma, e o supervisor irá fornecer uma carta de aceitação. Os documentos devem ser apresentados até 30 de janeiro de 2015.
O Memorando de Entendimento para desenvolvimento conjunto de nanotecnologia e materiais para energia renovável foi assinado na semana passada, no Fórum do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Os signatários foram o Laboratório Nacional de Energia Renovável (RNEL) do Colorado, membros do conselho da Universidade do Colorado, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais do Brasil, o CONFAP e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Os objetivos do acordo são a redução de custos de tecnologias de energia renovável no Brasil e nos Estados Unidos; programas educacionais, desenvolvimento de mão de obra e capacitação proporcionados pelo Ciência sem Fronteiras; financiamento de intercâmbios a estudantes de pós-graduação em pesquisa dos dois países; conscientização sobre o potencial e benefícios da energia renovável; incentivo à participação feminina na área.
Fonte: Assessoria do CONFAP