RECEPETI apresenta cronograma de implantação dos Centros de Inovação

“O objetivo e a responsabilidade do governo são construir um programa de inovação tão robusto e consistente do ponto de vista técnico que não possa ser desvirtuado ou modificado, perdendo sua essência”. Foi com esta frase que a secretária de Desenvolvimento Sustentável, Lucia Dellagnelo, abriu o 1º Encontro dos Comitês de Implantação dos Centros de Inovação, realizado no auditório do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).  Estiveram presentes cerca de 80 pessoas, entre representantes de todos os 13 Centros de Inovação, instituições de ensino e empresas.

pci 2014 lucia dellagnello
A secretária Lucia Dellagnelo falou sobre as ações do Programa Catarinense e Inovação  

Na reunião foi apresentado um histórico das ações do PCI (Programa Catarinense de Inovação), lançado em março de 2014. O objetivo é criar uma rede para unir e sistematizar as ações das empresas, sociedade civil e academia, em prol da inovação, além de descentralizar e democratizar o acesso a ela. “A falta de conexão entre esses três setores fazia com a inovação gerada pelas empresas muitas vezes não chegasse à sociedade, e a produção acadêmica não fosse incorporada pelas empresas”, afirmou a secretária.

O presidente da RECEPETI (Rede Catarinense de Inovação), Rui Luiz Gonçalves, também destacou o que foi feito pela rede desde abril do ano passado, quando foi implantada: 119 associados, representatividade e articulação com a tríplice hélice (sociedade, empresas e instituições de ensino), atendimento a parques e incubadoras de todo o estado.

Clarissa Teixeira, do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) apresentou o cronograma de atividades de implantação dos Centros de Inovação. A primeira ação se refere a questionários para detectar as necessidades de cada Centro de Inovação, que serão encaminhados a parceiros internacionais que trarão investimentos a Santa Catarina, como a XPCAT (Rede de Ciência e Parques Tecnológicos da Catalunha). A previsão é de que os seis primeiros Centros de Inovação já licitados sejam inaugurados em agosto de 2015. 

Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support