O 1° Congresso de Assistência Integral à Saúde da Mulher e Criança está sendo realizado em Lages, no Clube de Caça e Tiro. O congresso tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS, que auxilia a realização de eventos científicos em todo o estado.
O objetivo é discutir o tema da mortalidade infantil e neo-natal para sensibilizar o poder público em relação aos altos índices de mortalidade do Planalto Serrano, que são os maiores do estado. “O intuito é fortalecer e ampliar políticas de combate a mortalidade infantil. Da mesma forma, é necessário capacitar os profissionais de saúde que vivenciam as diversas demandas em seus locais de trabalho e rotinas diárias”, diz Carlos Alberto Bertaiolli, organizador do evento e coordenador de Extensão da UNIPLAC (Universidade do Planalto Catarinense).
O público-alvo inclui profissionais da área da saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, e quaisquer pessoas que trabalhem com público materno-infantil. Entre os temas abordados estão gravidez na adolescência, parto natural, estratégias de redução da mortalidade materna e infantil, aleitamento materno e vigilância alimentar e nutricional.
O evento é gratuito e começou no dia 9, continuando até amanhã, 11. Confira a programação.
Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC