Presidente da Capes abriu evento que vai até quarta-feira na Unesc

A internacionalização da pós-graduação brasileira é um dos desafios da área para os próximos anos. Adotar currículos internacionais e atrair estudantes e professores de outros países são algumas das ações previstas no PNPG (Plano Nacional de Pós-Graduação) 2011-2020 e que foram abordadas na noite desta segunda-feira (17/11), pelo presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o Jorge Almeida Guimarães, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. O professor doutor é a maior liderança brasileira da área e fez a conferência de abertura do 8º Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde, que vai reunir até quarta-feira (19/11), mais de 250 pesquisadores e lideranças da pós-graduação brasileira.

unesc-foto

Na conferência, mediada pelo professor doutor da Unesc, Felipe Dal Pizzol, sobre “Os desafios da Pós-Graduação Brasileira para a Próxima Década”, Guimarães apresentou dados sobre o desenvolvimento da área no Brasil e falou sobre o trabalho da Capes no planejamento de ações para aprimorar e desenvolver a área no país. “As universidades no interior do país fizeram mudanças extraordinárias e a Capes têm elas como parceiras”, afirma.

Criada em 1951, a Capes iniciou o Programa Universitário, concedendo duas bolsas de estudo em 1953, e após 63 anos de seu nascimento, a entidade já bateu a marca de 270 mil bolsas. Guimarães enfatiza que o PNPG é um importante norteador das ações a serem adotadas nos próximos anos. Entre os desafios, ele cita a criação de uma agenda nacional de pesquisa, a interdisciplinaridade dos programas, o aumento da mobilidade dos pesquisadores e do número de mestres e doutores formados.

Espaço de discussões

Além de conferências, capacitações e mesas-redondas, a Unesc recebe até esta quarta-feira, reuniões com coordenadores de diferentes áreas da Capes, o que colocará Criciúma no centro nacional de discussão sobre o futuro da pós-graduação brasileira.

O coordenador de área da Medicina I da Capes, José Antônio Gontijo, lembra que temas como ética e pesquisa serão debatidos durante o Encontro Nacional na Unesc, assim como a produção científica nacional. “Estamos em fase de consolidação da área e não podemos esquecer de voltar nossos olhos ao que já tem sido feito”, comenta.

Para o reitor da Unesc, Gildo Volpato, o evento é um local de debates e construções de parcerias para o desenvolvimento dos programas de pós-graduação. Já a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Luciane Ceretta, chama a atenção para a importância de uma universidade fora dos grandes centros estar recebendo um evento da grandeza deste, que trará reflexões, debates e propostas levadas à esfera nacional.

A abertura do evento teve ainda a participação do coordenador do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc, Cláudio Teodoro de Souza, da coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da área da Saúde da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, e da coordenadora da Comissão Organizadora do Encontro, Maria Inês da Rosa.

O Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde ocorre desde 2007 em diversas cidades do Brasil e é a primeira vez que Santa Catarina sedia o evento. Na Unesc, o evento foi organizado pelo PPGCS, com o apoio da Propex (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão) e teve abertura do Coral e da Cia de Dança Unesc e a participação da criciumense Janaína Cruz, ex-participante do The Voice Brasil, que cantou o Hino Nacional.

 

Reitor da Unesc fala sobre o Sistema Acafe

Durante a abertura do Encontro Nacional, nesta segunda-feira, o reitor Gildo Volpato apresentou o Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), formada por 16 Instituições de Ensino Superior, entre elas, a Unesc. Em 1960, após a instalação da UFSC e da Udesc em Florianópolis, lideranças de municípios do interior de Santa Catarina se mobilizaram para levar o Ensino Superior às regiões fora da capital do Estado, e, por meio de leis municipais, foram criadas, nos anos seguintes, 18 fundações, entre elas a Fucri – que em 1997 deu origem à Unesc.

Hoje, as integrantes do Sistema Acafe estão presentes em 52 cidades e possuem 1.021 cursos com 152.977 alunos. Com cerca de 12.400 alunos, a Unesc possui 52 cursos e é uma das nove instituições brasileiras a ser declarada oficialmente Universidade Comunitária, em outubro de 2014, por Lei Federal. “A nossa Universidade não tem dono, é patrimônio público e uma instituição sem fins lucrativos. Tudo é reinvestido. Também temos eleições diretas para reitor e coordenador de curso”, comenta.

Saiba mais

 

Hoje, apenas 8,5% da população brasileira concluiu o Ensino Superior;

O Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), criado pela Capes, possuía 3 mil alunos bolsistas em 2008. Atualmente, possui 90 mil e a meta é que o número de participantes chegue a 100 mil, para suprir a quantidade de professores da Educação Básica que se aposenta todos os anos no País. Na Unesc, cerca de 240 alunos dos cursos de graduação em Licenciatura participam do Pibid;

O Brasil possui 5.688 cursos de pós-graduação e em 219.940 alunos;

A área da Saúde é a responsável pela maior parte dos artigos científicos publicados por pesquisadores brasileiros;

O portal de periódicos da Capes possui 36.735 títulos e um público composto por 423 instituições de Ensino Superior e pesquisa.

O PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), que possui mestrado e doutorado, está em uma seleta lista de PPGs com nota 6, (o máximo é 7). Apenas sete programas possuem conceito 6, sendo seis de universidades estaduais ou federais e apenas a Unesc como Universidade Comunitária. A Unesc é a única instituição de Santa Catarina, além da UFSC, que tem um programa conceito 6.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support