UFSC sedia Seminário de Literatura Infantil e Juvenil com apoio da FAPESC

Entre 15 e 17 de outubro, acontece na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) o ­6º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, em paralelo com o I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. Os eventos são organizados por dois grupos da UFSC: o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa e o Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (LITERALISE). Têm apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS, que financia encontros e simpósios de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação em diversas áreas por todo o estado.

seminario literatura

O objetivo dos seminários é refletir sobre a produção literária destinada a crianças e jovens, e a importância dessa discussão na formação de professores. A professora Eliane Debus, coordenadora do grupo Literalise, diz que o evento também “contribui para a legitimação da literatura para esse público a partir da reflexão sobre o seu lugar na sociedade letrada”, pois, muitas vezes, é tratada como uma literatura menor, pertencente ao mundo da infância, separada da literatura do mundo adulto, maior. A legitimidade da literatura para a infância tem se efetivado em vários fatores, como pesquisas acadêmicas, com áreas de mestrado e doutorado nesta linha, premiações para este tipo de produção; como o Andersen concedido pelo International Board on Books for Young People; e a escola, quando seleciona essas obras para compor os programas de ensino.

A literatura infantil e juvenil possui caráter interdisciplinar, o que traz ao seminário pesquisadores e profissionais de diversas áreas, como Letras, Pedagogia, Biblioteconomia, Psicologia e História. O evento será realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), o Programa de Educação Tutorial Pedagogia (PET), que tem um eixo de pesquisas e atividades em literatura e infância, e com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina). Estão previstos na programação minicursos e mesas redondas, e, após o evento, publicações de caderno de resumos, anais e livro com os discursos das palestras.

Contação de histórias – Destaques do seminário serão apresentações e narrações de histórias do grupo cênico-literário Cantarolando, projeto de extensão que surgiu em 2011 no curso de Pedagogia. Nele, as alunas realizam apresentações para crianças em instituições de Educação Infantil, Escolas e espaços culturais. A professora Simone Cintra, responsável pela elaboração das criações cênico-literárias do grupo, conta que o principal objetivo do projeto é “a formação artístico-cultural das estudantes que se preparam para ser professoras de crianças, e que, ao criar e fazer apresentações, estão em contato com a literatura infantil e as linguagens cênica e da narração oral de histórias, todas elas de grande importância aos saberes e fazeres da docência com crianças”.

O grupo Cantarolando foi contemplado, neste ano, pelo Programa de Apoio a Ações de Cultura (PROCULTURA/UFSC), o que possibilitou aumentar o campo de apresentações para diferentes bairros e cidades. Já fizeram apresentações no Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), em Joinville, e em creches e escolas na Vargem do Bom Jesus, Córrego Grande e Morro da Penitenciária, em Florianópolis. Confira a programação do evento aqui. 

Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support