Entre 15 e 17 de outubro, acontece na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) o 6º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, em paralelo com o I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. Os eventos são organizados por dois grupos da UFSC: o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa e o Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (LITERALISE). Têm apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS, que financia encontros e simpósios de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação em diversas áreas por todo o estado.
O objetivo dos seminários é refletir sobre a produção literária destinada a crianças e jovens, e a importância dessa discussão na formação de professores. A professora Eliane Debus, coordenadora do grupo Literalise, diz que o evento também “contribui para a legitimação da literatura para esse público a partir da reflexão sobre o seu lugar na sociedade letrada”, pois, muitas vezes, é tratada como uma literatura menor, pertencente ao mundo da infância, separada da literatura do mundo adulto, maior. A legitimidade da literatura para a infância tem se efetivado em vários fatores, como pesquisas acadêmicas, com áreas de mestrado e doutorado nesta linha, premiações para este tipo de produção; como o Andersen concedido pelo International Board on Books for Young People; e a escola, quando seleciona essas obras para compor os programas de ensino.
A literatura infantil e juvenil possui caráter interdisciplinar, o que traz ao seminário pesquisadores e profissionais de diversas áreas, como Letras, Pedagogia, Biblioteconomia, Psicologia e História. O evento será realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), o Programa de Educação Tutorial Pedagogia (PET), que tem um eixo de pesquisas e atividades em literatura e infância, e com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina). Estão previstos na programação minicursos e mesas redondas, e, após o evento, publicações de caderno de resumos, anais e livro com os discursos das palestras.
Contação de histórias – Destaques do seminário serão apresentações e narrações de histórias do grupo cênico-literário Cantarolando, projeto de extensão que surgiu em 2011 no curso de Pedagogia. Nele, as alunas realizam apresentações para crianças em instituições de Educação Infantil, Escolas e espaços culturais. A professora Simone Cintra, responsável pela elaboração das criações cênico-literárias do grupo, conta que o principal objetivo do projeto é “a formação artístico-cultural das estudantes que se preparam para ser professoras de crianças, e que, ao criar e fazer apresentações, estão em contato com a literatura infantil e as linguagens cênica e da narração oral de histórias, todas elas de grande importância aos saberes e fazeres da docência com crianças”.
O grupo Cantarolando foi contemplado, neste ano, pelo Programa de Apoio a Ações de Cultura (PROCULTURA/UFSC), o que possibilitou aumentar o campo de apresentações para diferentes bairros e cidades. Já fizeram apresentações no Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), em Joinville, e em creches e escolas na Vargem do Bom Jesus, Córrego Grande e Morro da Penitenciária, em Florianópolis. Confira a programação do evento aqui.
Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC