O Fórum Nacional do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) foi encerrado dia 1º de outubro, em Campina Grande (PB), e nele foram combinadas ações que consolidam parcerias internacionais para fomento à pesquisa e inovação, em particular com o Reino Unido.
Presidentes das FAPs no encerramento do Fórum CONFAP na Paraíba
(foto: Heloisa Dallanhol)
Mario Neto Borges, presidente da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e coordenador do Grupo de Trabalho Cooperação Internacional do CONFAP, fez um convite para que avaliadores britânicos e brasileiros se reúnam nos dias 1, 2 e 3 de dezembro em Florianópolis, para julgar o mérito visando à classificação dos projetos submetidos às chamadas do Fundo Newton. “Quando começar o próximo fórum (dias 4 e 5 de dezembro), nós e outros tomadores de decisão vamos fazer a seleção dos projetos que começarão a receber recursos em janeiro”, disse Neto. “Por isso e outros motivos, o fórum do CONFAP que será realizado em Florianópolis é imperdível.”
Projetos com a União Europeia poderão ser realizados por meio do programa B.BICE+, conduzido um consórcio de instituições da Alemanha, Franca, Grécia e Brasil. O consultor de projetos Gilvan F. Marcelino participou do fórum para dar detalhes sobre o programa de cooperação internacional. As FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) deverão responder um questionário até 15 de outubro, fornecendo dados para o B.BICE+. No Brasil, ele é operado pela ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de empreendimentos Inovadores) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). No dia 9 de outubro, a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) promoverá um workshop para empresários e pesquisadores catarinenses interessados em realizar intercâmbio e projetos de cooperação com instituições da Europa.
Fonte: Assessoria do CONFAP