O presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Sergio Gargioni, vai mediar o debate entre os palestrantes do dia 11 que participaram do 2º Seminário Internacional da Fundação Escola de Governo (ENA). O evento começou na quarta-feira, 10, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis e teve o apoio da FAPESC por meio do PROEVENTOS, programa de incentivo à realização de eventos de ciência, tecnologia, pesquisa e inovação em todo o estado. Na abertura, esteve presente o coordenador de projetos da FAPESC, Gilberto Montibeller, representando a entidade.
Com o tema “Business Intelligence: inovação e inteligência aplicadas à administração pública”, o objetivo do encontro foi discutir novas práticas de gestão, apresentando modelos inovadores com destaque nacional e internacional. A Fundação ENA Brasil foi criada pelo governo do estado de Santa Catarina em 2009, em convênio com a École Nationale d’Administration (l’ENA) francesa, que tem a missão de formar gestores públicos por meio de cursos de formação, capacitação e aperfeiçoamento contínuo.
A presidente da Fundação ENA e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Martha Kaschny Borges, destacou que a temática da inovação na administração pública é emergente nos dias atuais e falou sobre os mais 250 cursos realizados pela instituição.
O chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, conselheiro Ademar Seabra, abriu os trabalhos com a palestra “Inovação no Setor Público: diplomacia da inovação – uma abordagem holística”. Ainda pela manhã, o seminário contou com a apresentação do case do ÁgoraLab, laboratório internacional multi-institucional.
O evento contou ainda com a presença do senador Luiz Henrique da Silveira, que falou sobre o início da ENA em Santa Catarina; do cônsul honorário da França, Jean Victor Martin; do Secretário de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz; e do presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), João Rufino de Sales.
Fonte e foto: Michelle Nunes – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, adaptada