Excepcionalmente, por demanda espontânea, a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) apoia a participação de pesquisadores em congressos científicos e similares capazes de colaborar para as respectivas áreas de conhecimento. Por exemplo, no Colloque éTIC 2013 – que reuniu, na cidade francesa de Limoges, pesquisadores da União Europeia, de países africanos e latinoamericamos – , foi apresentado um artigo sobre possibilidades de intercâmbios entre alunos europeus e latinoamericanos no âmbito da educação intercultural.
O trabalho resultou do mestrado de Claudia Regina Castellano Losso, realizado no Programa de Pós Graduação em Educação da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) – Linha Educação, Comunicação e Tecnologia, sob orientação da Professora. Dra. Martha Kaschny Borges.
Segundo a pesquisadora, pensar e agir sob o ângulo da interculturalidade pode contribuir para a construção de novas concepções de cultura, os quais se voltam à diversidade e à aprendizagem da convivência com a diferença. Ela disse que a educação atual ainda conserva aspectos sedimentados pela perspectiva monocultural e o fracasso escolar quase sempre está associado à falta do “capital cultural” dos alunos. Esta pesquisa discute possibilidades de articulações entre educação e cultura, numa dimensão crítica e focada na perspectiva da construção de uma educação intercultural, analisando suas implicações para a escola, para o aluno e para o professor.
Além disso, o objetivo do trabalho é ver em quais aspectos a intervenção pedagógica intercultural pode contribuir para a construção da alteridade, desconstruindo estereótipos, diminuindo distâncias sociais. “Buscamos discutir sobre em que consiste uma Educação Intercultural mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, especificamente por um ambiente virtual desenhado com esta finalidade, a Rede Internacional e-Culturas, uma rede de intercâmbio intercultural entre alunos de escolas de 7 países. Também analisamos as possíveis mudanças conceituais e comportamentais dos alunos de uma escola pública do município de Florianópolis, Santa Catarina, durante e após a participação na Rede em 2012”, acrescenta Claudia Losso.
Fonte: Heloisa Dallanhol – FAPESC