Pesquisadores recebem apoio da FAPESC para participar de eventos científicos

Excepcionalmente, por demanda espontânea, a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) apoia a participação de pesquisadores em congressos científicos e similares capazes de colaborar para as respectivas áreas de conhecimento. Por exemplo, no Colloque éTIC 2013 – que reuniu, na cidade francesa de Limoges, pesquisadores da União Europeia, de países africanos e latinoamericamos – ,  foi apresentado um artigo sobre possibilidades de intercâmbios  entre alunos europeus e latinoamericanos  no âmbito da educação intercultural.

cartaz ppge 2014

O trabalho resultou do mestrado de Claudia Regina Castellano Losso, realizado no Programa de Pós Graduação em Educação da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) – Linha Educação, Comunicação e Tecnologia, sob orientação da Professora. Dra. Martha Kaschny Borges.

Segundo a pesquisadora, pensar e agir sob o ângulo da interculturalidade pode contribuir para a construção de novas concepções de cultura, os quais se voltam à diversidade e à aprendizagem da convivência com a diferença. Ela disse que a educação atual ainda conserva aspectos sedimentados pela perspectiva monocultural e o fracasso escolar quase sempre está associado à falta do “capital cultural” dos alunos. Esta pesquisa discute possibilidades de articulações entre educação e cultura, numa dimensão crítica e focada na perspectiva da construção de uma educação intercultural, analisando suas implicações para a escola, para o aluno e para o professor.

Além disso, o objetivo do trabalho é ver em quais aspectos a intervenção pedagógica intercultural pode contribuir para a construção da alteridade, desconstruindo estereótipos, diminuindo distâncias sociais. “Buscamos discutir sobre em que consiste uma Educação Intercultural mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, especificamente por um ambiente virtual desenhado com esta finalidade, a Rede Internacional e-Culturas, uma rede de intercâmbio intercultural entre alunos de escolas de 7 países. Também analisamos as possíveis mudanças conceituais e comportamentais  dos alunos de uma escola pública do município de Florianópolis, Santa Catarina, durante e após a participação na Rede em 2012”, acrescenta Claudia Losso.

Fonte: Heloisa Dallanhol – FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support