Sergio Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e também presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), participou da sessão especial “Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Amazônia Legal” (PCTI-Amazônia). A sessão aconteceu dia 23 de julho e fez parte da programação da 66ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), sob o tema “Ciência e tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”.
O PCTI-Amazônia, lançado no fim de 2013, dispõe sobre estratégias de desenvolvimento sustentável por meio da CTI e representa um instrumento de planejamento e gestão, além de contribuir para a evolução da articulação federativa e o desenvolvimento de projetos e programas na Amazônia. É uma ação conjunta do CONFAP, MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e CONSECTI (Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação), com coordenação do CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos).
A mesa-redonda contou com a presença de Antonio Carlos Figueira Galvão, diretor do CGEE, e foi coordenada pela presidente da SBPC, Helena Nader. A Reunião Anual da SBPC começou na terça-feira, 22 de julho, e acaba no domingo, 27. Até lá estão previstas palestras, mesas-redondas, apresentações culturais e exposições. Parte daprogramação pode ser acompanhada via streaming.
Sergio Gargioni durante sua palestra e Antonio Carlos Figueira Galvão à mesa.