Projeto de veículo autônomo para monitoramento aquático é contratado pelo Tecnova

A localização da estaca desaparecida das obras de recuperação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi executada por uma embarcação autônoma e não-tripulada para monitoramento e coleta de dados do meio ambiente aquático, desenvolvida com apoio do governo estadual. Chamado de Roaz, o barco resultou de um projeto selecionado e já contratado pelo Tecnova, programa nacional de subvenção econômica a micro e pequenas empresas, operado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Roaz pequeno

O Roaz é um Veículo Aquático Não-Tripulado de Navegação Autônoma (VANTNA) que tem trajetória previamente programada e acompanhada por uma equipe. Sua navegação pode ter interferência dos controladores, como explica Roberto Böell Vaz, um dos idealizadores do projeto: “o Roaz permite que o operador, de um posto de controle, assuma os comandos da embarcação caso deseje alterar a rota, promover a abordagem de outra embarcação em casos de vigilância ou realizar uma prospecção em local não programado.”

O veículo tem capacidade de coletar informações ambientais de diversos tipos, como clima, condições atmosféricas, topografia subaquática, dados para análise da qualidade da água (temperatura, cor, turbidez, oxigênio dissolvido, salinidade, pH, clorofila A, coliformes fecais e poluentes). A transmissão desses dados é feita em tempo real para a estação de controle, onde são analisados e armazenados.

Algumas operações são realizadas a pedido de órgãos da Vigilância Sanitária. Nelas são colhidas amostras para análise da qualidade da água destinada ao uso e consumo humano ou balneabilidade. As amostras de água são encaminhadas para cultura e análise microbiológica.

O projeto Roaz já havia recebido recursos do governo estadual por meio do Sinapse da Inovação Operação II, e desde 2012 o veículo já foi contratado para monitorar sete locais do Brasil, com diferentes objetivos. A partir do incentivo financeiro da FAPESC e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), parceiras no programa Tecnova, a equipe vai montar uma embarcação de menor porte para monitorar áreas com baixa variação de ondas. Além disso, Vaz diz que “o aprimoramento do protótipo pressupõe a evolução do casco atual para uma versão mais robusta e resistente”.

O nome “Roaz” é inspirado no Golfinho Roaz-Corvineiro, também conhecido por Golfinho-Nariz-de-Garrafa. É uma das espécies mais conhecidas de golfinho no mundo, por ser a espécie do golfinho Flipper e por sua presença em águas costeiras e oceânicas de todos os mares do mundo.

Local

Objetivo

Duração

Praia do Meio – Coqueiros

Teste de navegação

4 horas

Beira-mar Norte

Teste de navegação e funcionamento de sondas

2 horas

Canal sob a Ponte Hercílio Luz

Operação de Ecobatimetria e localização da estaca perdida das obras de restauração da ponte

6 horas

Região da Tapera

Monitoramento ambiental relativo ao vazamento de óleo mineral de uma subestação desativada

4 dias

Baía da Babitonga

Monitoramento ambiental

6 horas

Raia da USP – São Paulo

Monitoramento ambiental

4 horas

Rio Pinheiros – São Paulo

Monitoramento ambiental – Teste de funcionalidades em ambiente de poluição extrema

6 dias

Fonte: Jéssica Trombini / FAPESC com informações do Roaz

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