Às vésperas do encerramento do prazo para novas instituições científicas e tecnológicas (ICTs) se candidatarem como unidades de atendimento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), um conselho de avaliação analisa os planos de ação das três unidades que fizeram parte do atendimento inicial da organização social.
Para realizar a avaliação, a direção da organização social – que tem contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, articulado com o Ministério da Educação – convidou os pesquisadores professores Aloísio Klein, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Materiais e Metalurgia; Álisson Rocha Machado, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na área de Manufatura e Mecânica; e Jailson Bittencourt de Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de Química Industrial.
Sobre o edital
A Embrapii está lançando o primeiro edital para a seleção de suas Unidades. As instituições de pesquisa científica e tecnológica estão sendo convidadas a apresentar propostas de credenciamento em áreas de competências específicas, visando a execução planos de ação de desenvolvimento tecnológico em parceria com empresas do setor industrial.
As instituições credenciadas firmarão compromisso com a Empresa por um período de 6 anos para a contratação e execução de projetos de inovação. A participação da Embrapii no financiamento do conjunto desses projetos será de no máximo um terço do valor global dos projetos. A participação das empresas no financiamento do valor total dos projetos também será no mínimo de um terço e o montante restante será de responsabilidade das instituições de pesquisa científica e tecnológica.
A página foi lançada no dia 15 de abril, por ocasião da abertura do primeiro edital da organização social para a contração de instituições científicas e tecnológicas (ICTs).
Na avaliação do diretor de Operações da empresa, Roberto Vermulm, o interesse é positivo tendo em vista o objetivo do portal, que foi criado para “permitir a interação com os novos clientes e com as instituições”. Ele participou da 17ª e penúltima reunião do Grupo de Trabalho da Embrapii, encontro conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata.
Vermulm explicou como vem sendo feito o trabalho de esclarecimento sobre o edital, que tem consistido também em reuniões nas principais capitais do País. Ele comentou que no site é possível acessar documentos, a própria chamada e seus anexos, um manual de operação, formulários e encaminhar dúvidas e questões relacionadas ao certame.