Embrapii avalia planos de ação de instituições do projeto piloto

Às vésperas do encerramento do prazo para novas instituições científicas e tecnológicas (ICTs) se candidatarem como unidades de atendimento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), um conselho de avaliação analisa os planos de ação das três unidades que fizeram parte do atendimento inicial da organização social.

Para realizar a avaliação, a direção da organização social – que tem contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, articulado com o Ministério da Educação – convidou os pesquisadores professores Aloísio Klein, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Materiais e Metalurgia; Álisson Rocha Machado, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na área de Manufatura e Mecânica; e Jailson Bittencourt de Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), na área de Química Industrial.

Sobre o edital

A Embrapii está lançando o primeiro edital para a seleção de suas Unidades. As instituições de pesquisa científica e tecnológica estão sendo convidadas a apresentar propostas de credenciamento em áreas de competências específicas, visando a execução planos de ação de desenvolvimento tecnológico em parceria com  empresas do setor industrial.

As instituições credenciadas firmarão compromisso com a Empresa por um período de 6 anos para a contratação e execução de projetos de inovação. A participação da Embrapii no financiamento do conjunto desses projetos será de no máximo um terço do valor global dos projetos. A participação das empresas no financiamento do valor total dos projetos também será no mínimo de um terço e o montante restante será de responsabilidade das instituições de pesquisa científica e tecnológica.

A página foi lançada no dia 15 de abril, por ocasião da abertura do primeiro edital da organização social para a contração de instituições científicas e tecnológicas (ICTs).

Na avaliação do diretor de Operações da empresa, Roberto Vermulm, o interesse é positivo tendo em vista o objetivo do portal, que foi criado para “permitir a interação com os novos clientes e com as instituições”. Ele participou da 17ª e penúltima reunião do Grupo de Trabalho da Embrapii, encontro conduzido pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Alvaro Prata.

Vermulm explicou como vem sendo feito o trabalho de esclarecimento sobre o edital, que tem consistido também em reuniões nas principais capitais do País. Ele comentou que no site é possível acessar documentos, a própria chamada e seus anexos, um manual de operação, formulários e encaminhar dúvidas e questões relacionadas ao certame.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support