Governador destaca bom momento da economia catarinense

O governador Raimundo Colombo apresentou sua mensagem anual para os deputados da Assembleia Legislativa Catarinense (Alesc), destacando o bom momento vivido pela economia catarinense e demonstrando otimismo para 2014. Cópias do documento com a mensagem impressa e a prestação de contas do governo foram entregues para cada deputado. E na apresentação no plenário, no lugar de ler a mensagem oficial, o governador quebrou o protocolo e fez um discurso destacando indicadores sociais e econômicos que colocam Santa Catarina como referência para o Brasil.

raimundo-colombo-alesc

“Hoje vemos o Estado crescendo e se desenvolvendo. Temos, é claro, grandes desafios, mas com o crescimento da economia e a geração de emprego, podemos aproveitar essas vantagens estratégicas de Santa Catarina e sua capacidade empreendedora para gerar mais e melhores empregos, trazer mais desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida de nossa gente”, destacou Colombo.

Citando dados divulgados pelo Banco Central na semana passada, Colombo destacou o equilíbrio fiscal nas contas do governo catarinense e lembrou que Santa Catarina foi o Estado que mais economizou para pagar juros da dívida no ano passado – o superávit primário catarinense em 2013 (economia para o pagamento de juros) ficou em 8,2% da receita líquida, o maior índice entre os estados brasileiros. “O renegociamento da dívida, processo conquistado com o apoio da Assembleia, permitiu um novo patamar de investimentos no Estado”, acrescentou.

O governador destacou, ainda, a abertura em 2013 do mercado japonês para a carne suína catarinense, o que contribuiu para importantes ganhos na cadeia produtiva do Estado. O exigente Japão, maior comprador mundial do produto, faz contratos de longo prazo e paga mais porque escolhe cortes nobres. Ainda sobre a agroindústria catarinense, lembrou que mesmo com pouco mais de 1% do território nacional, o Estado é líder nacional na produção de suínos, ocupa o segundo lugar na produção de aves e tem destaque ainda na indústria de leite.

Colombo apontou também que a vinda de novas empresas para o Estado, com grandes investimentos em diferentes setores, vai contribuir para a manutenção desse cenário positivo com a geração de mais empregos. Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam que, se fosse um país, Santa Catarina teria a segunda menor taxa de desemprego do mundo, atrás apenas de Cingapura.

Indicadores sociais também foram destacados pelo governador, que lembrou que Santa Catarina tem a maior expectativa de vida e a menor taxa de mortalidade infantil do país, segundo dados nacionais do IBGE. Colombo apontou a área da saúde como um grande desafio do setor público. “Há sempre desafios, há sempre coisas para serem aprimoradas, mas de fato nós já conseguimos melhorar bastante. E tenho certeza que vamos continuar melhorando”, destacou, lembrando que desde outubro de 2011, 63 mil cirurgias foram realizadas em Santa Catarina por meio do Mutirão de Cirurgias Eletivas.

A parceria com os municípios foi outro ponto abordado no discurso. Colombo citou a criação do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), que vai investir mais de R$ 580 milhões em todas as 295 cidades de Santa Catarina. O BRDE foi contratado como agente do fundo para fazer a análise técnica dos projetos. Cada um dos municípios catarinenses foi informado no segundo semestre de 2013 sobre o valor disponível para apresentação de até duas propostas de investimento nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, assistência social, desporto, lazer, saneamento básico e aquisição de equipamentos e máquinas rodoviárias.

O governador Colombo falou também sobre os desafios da segurança pública e citou os mais recentes investimentos do governo do Estado, como a compra de 1,7 mil veículos para renovar a frota das polícias, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias, em um investimento da ordem de R$ 60 milhões. Eles estão sendo entregues à medida que são equipados. Até agora, cerca de 700 já foram entregues os outros 1 mil devem ser entregues até o próximo mês de março.

Apenas duas secretárias foram criadas na atual gestão: a secretaria de Justiça e Cidadania e a secretaria de Defesa Civil, que tiveram ações destacadas pelo governador nesta terça. Na Justiça e Cidadania, Colombo lembrou que Santa Catarina tem maior média do país em número de presos trabalhando, segundo levantamento realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional. E na Defesa Civil destacou obras de prevenção como o radar meteorológico que está sendo fabricado nos EUA e a ampliação de barragens catarinenses. Citou, ainda, o fundo da Defesa Civil, criado com o aval da Assembleia e que garante recursos para as prefeituras realizarem obras preventivas em suas cidades.

Colombo fechou o discurso ressaltando a importância da harmonia construída entre o governo do Estado e os poderes. “Sempre disse que briga política não constrói creches, escolas e hospitais. É evidente que cada um de nós representa uma parte da população. É evidente que há o compromisso da fiscalização, dos contrapontos, mas isso nunca nos afastou do compromisso de ajudar Santa Catarina. E tenho certeza de que continuará existindo essa harmonia para o bem comum, harmonia com o objetivo de construir um Estado desenvolvido e cada vez melhor”, defendeu.

Exposição Pacto por SC

O governador também visitou a exposição “Pacto: Homens trabalhando”, no Hall da Alesc, de fotos das obras do programa Pacto por SC, com mais de 40 imagens de equipes trabalhando nos projetos em andamento pelo Estado. O Pacto por SC, programa do governo do Estado, totaliza R$ 10 bilhões em investimentos. As fotos dos fotógrafos Felipe Carneiro e Jaqueline Noceti ficarão expostas até 14 de fevereiro, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Assembleia Legislativa.