Itajaí – O som do violão, da gaita e do cajon rompem o silêncio e o stress da sala de espera da Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
Acadêmicos do curso de Música, bolsistas do artigo 170, acharam um jeito diferente de fazer serviço voluntário e todas as quartas e sextas-feiras, das 12h às 13h, levam música para os pacientes e familiares que aguardam atendimento na unidade.
As melodias calmas funcionam como “remédio” para as preocupações. “A música ajuda na liberação de dopamina, que causa a sensação de bem-estar. Ela traz calma e relaxamento, que resultam em diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até estímulo para interação com o meio em que vive”, afirma Clarice Maria Specht, coordenadora da USFC da Univali.
Para os voluntários, a iniciativa visa levar harmonia ao espaço e permitir que as pessoas aproveitem um tempo ocioso e tenso para ouvir músicas que mexam com sua estima e emoções.
“Cada um tem uma forma de retribuir à vida e minha resposta é com música. Desde que comecei a tocar busco misturar música e pessoas, às vezes de forma inusitada. Eu vi este espaço lá na unidade de saúde, vou lá tocar e saio muito feliz”, comenta Marcos Luis Nonnemmacher, acadêmico de Música.
A Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) da Univali fica no bloco F7, no Campus Itajaí. No local são atendidos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pessoas que frequentam os programas de saúde da universidade.
Mais informações: (47)3341-7788, Unidade de Saúde Familiar e Comunitária | (47) 9963-5605, com Clarice Maria Specht, coordenadora da USFC | (47) 9642 7756, com Marcos Luis Nonnemmacher, voluntário acadêmico de Música