Música humaniza atendimento de pacientes na Univali

Itajaí – O som do violão, da gaita e do cajon rompem o silêncio e o stress da sala de espera da Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Acadêmicos do curso de Música, bolsistas do artigo 170, acharam um jeito diferente de fazer serviço voluntário e todas as quartas e sextas-feiras, das 12h às 13h, levam música para os pacientes e familiares que aguardam atendimento na unidade.

alt

As melodias calmas funcionam como “remédio” para as preocupações. “A música ajuda na liberação de dopamina, que causa a sensação de bem-estar. Ela traz calma e relaxamento, que resultam em diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até estímulo para interação com o meio em que vive”, afirma Clarice Maria Specht, coordenadora da USFC da Univali.

Para os voluntários, a iniciativa visa levar harmonia ao espaço e permitir que as pessoas aproveitem um tempo ocioso e tenso para ouvir músicas que mexam com sua estima e emoções.

“Cada um tem uma forma de retribuir à vida e minha resposta é com música. Desde que comecei a tocar busco misturar música e pessoas, às vezes de forma inusitada. Eu vi este espaço lá na unidade de saúde, vou lá tocar e saio muito feliz”, comenta Marcos Luis Nonnemmacher, acadêmico de Música.

A Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC) da Univali fica no bloco F7, no Campus Itajaí. No local são atendidos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pessoas que frequentam os programas de saúde da universidade.

Mais informações: (47)3341-7788, Unidade de Saúde Familiar e Comunitária | (47) 9963-5605, com Clarice Maria Specht, coordenadora da USFC | (47) 9642 7756, com Marcos Luis Nonnemmacher, voluntário acadêmico de Música

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support