Governador Raimundo Colombo recebe presidente da Catalunha

 Um acordo de cooperação científica entre a Universitat de Barcelona (UB), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), foi assinado para “estreitar laços” entre as instituições envolvidas, nas palavras do governador Raimundo Colombo, anfitrião da solenidade realizada ontem (8), na Casa d´Agronômica.  

“O acordo com a Fapesc e a Udesc vai começar com a busca de substâncias biologicamente ativas que tenham uso comercial”, disse (em espanhol), Maria Callejon Fornieles, vice-reitora de Política Internacional da UB.  

As pesquisas serão conduzidas no Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc em Lages, que na próxima quinta-feira (11) promove o Seminário Parques Científicos em Biotecnologia, com a presença do Diretor Técnico-científico da Fapesc, Sebastião Iberes Lopes Melo. Outro palestrante será o coordenador espanhol do acordo firmado hoje, Fernando Albericio, professor Catedrático da UB e pesquisador principal do Instituto de Pesquisa Biomédicas e Coordenador de Relações da Universidade de Barcelona com a América Latina.

“Esse acordo reconhece a competência da Universidade de Barcelona e da Udesc, em especial na área de biotecnologia”, ressaltou e Sergio Luiz Gargioni, presidente da Fapesc. Ele acrescentou que a cooperação com a Espanha iniciou há pelo menos 3 anos, quando da ida de uma comitiva catarinense à Catalunha. Foi a primeira viagem do governador ao exterior em sua gestão frente ao Estado de Santa Catarina. 

Da visita resultou, entre outras coisas, a ideia de implantar 11 Distritos de Inovação no território catarinense, “ponto de partida para nosso desenvolvimento sustentável”, segundo Paulo Bornhausen, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Ele viajou 4 vezes à Catalunha para ver exemplos locais de inovação e definir detalhes do programa Inova@SC, parte essencial do Plano SC@2022. 

Com duração inicial de 5 anos – prorrogável por novos períodos de 5 anos –, o acordo prevê o envio de especialistas catalães a Santa Catarina; o envio de especialistas catarinenses à Catalunha; e a realização de visitas de estudo, estágios, treinamentos e eventos de formação, nas duas regiões, por parte de estudantes, professores e servidores das universidades envolvidas.

 

 

  Ele foi assinado por Antônio Heronaldo de Sousa, reitor da Udesc;     Maria Callejon Fornieles, vice-reitora de Política Internacional da Universitat de Barcelona; e Sergio Gargioni, presidente da Fapesc. Também estavam presentes o  presidente do Estado da Catalunha, Artur Mas i Gavarró;  o Embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso; o presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa; o Secretário Executivo de Assuntos Internacionais, Filipe Mello; o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior; e representantes de várias instituições catarinenses.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support