Nesta quinta-feira (06/06), às 10h30, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) sediará a assinatura do acordo que prorroga por 5 anos a cooperação internacional que vem resultando em estudos sobre tecnologias “limpas” para uso do carvão.
O acordo será firmado pelo norte-americano Paul King, Diretor de Negócios e Parcerias do Laboratório Nacional de Tecnologias em Energia (sigla em inglês, NETL), e Fernando Luiz Zancan, diretor-executivo da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina, entidade contemplada com recursos do governo estadual para construir o Centro de Carvão Limpo, entre outras ações. O Centro foi inaugurado em abril de 2013 em Criciúma e teve apoio financeiro da Fapesc no valor aproximado de R$3,5 milhões.
Zancan também é presidente da presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, com a qual o NETL vai continuar trabalhando até 2018, mediante extensão do memorando de entendimento estabelecido em 2007. A parceria resultou em atividades que ampliaram o conhecimento sobre o carvão mineral brasileiro sob os aspectos técnico, ambiental e econômico, por meio de seis cursos de curta duração, quatro treinamentos nas instalações do NETL, e três artigos apresentados no International Pittsburgh Coal Conference, em 2012. A ampliação do memorando proporcionará a avaliação de opções para o sequestro de carbono e para gaseificação de carvões, bem como desenvolvimento de tecnologias voltadas à produção de combustíveis líquidos a partir do carvão, por citar algumas ações.
O presidente da Fapesc, Sergio Gargioni, visitou o laboratório americano em 2012 devido à participação do governo estadual no acordo e será testemunha da nova assinatura, a se realizar nas dependências da Fapesc, localizada no Parque Tecnológico Alfa – Rodovia SC 401, Km 01 – Prédio Celta – 5º. Andar – Bairro João Paulo, Florianópolis/SC.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fapesc