Equipamento para Eletro-Acupuntura made in SC

Um equipamento portátil que gera estímulos elétricos para sensibilizar pontos reconhecidos pela acupuntura, usado principalmente para aliviar dores, pode ser desenvolvido em Santa Catarina com apoio dos governos estadual e federal. Detalhes do Estimulador Portátil para Eletro-Acupuntura foram apresentados nesta quarta-feira (13) à comissão julgadora que definirá quais projetos de pesquisa e desenvolvimento receberão subvenção econômica.

A proposta do estimulador foi pré-selecionada entre 116 propostas submetidas à chamada pública do Pappe (Programa de Subvenção à Inovação em Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), lançada pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Representantes de ambas as agências, bem como da Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), Celta (Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina), avaliaram resumos das 18 propostas pré-selecionadas segundo critérios da chamada pública do Pappe durante todo o dia 13.

 

“O diferencial do nosso projeto de Estimulador Portátil para Eletro-Acupuntura é que os protocolos de tratamento podem ser atualizados via web”, explicou o Eng. Wendel Severino, da empresa NKL Produtos Eletrônicos, com sede em Brusque. Por ser um produto médico, a legislação brasileira exige certificação rigorosa, pois “em hipótese alguma ele pode causar riscos ao usuário”, complementa Severino. O equipamento estimula a liberação de substâncias capazes de proporcionar diversos efeitos, entre eles o analgésico, que em alguns casos potencializam os efeitos da acupuntura tradicional. O número de procedimentos de acupuntura realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país cresceu 429% em cinco anos, onde também se encaixa o apoio da eletro-acupuntura. A acupuntura foi regulamentada como especialidade médica no Brasil em 1995, segundo a NKL. Saiba mais sobre a empresa em http://www.nkl.com.br.

 

Os resultados desta última etapa seletiva do Pappe serão anunciados no site www.fapesc.sc.gov.br.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support