RIS 2013 inicia calendário nacional de discussões sobre inovação


7460
O 1º Workshop Internacional em Sistemas Regionais de Inovação – RIS 2013 iniciou as atividades na tarde de terça-feira, 5 de março, no Clube Recreativo Chapecoense (CRC). A ação é promovida pelo Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (Nitt/Unochapecó), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), juntamente com a Okyra Educação & Consultoria. Na abertura do evento falaram, para as mais de cem pessoas presentes, o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, Claudio Jacoski, o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni e o partner na Okyra Consultoria-Brasil, Diógenes Feldhaus.

A tarde de terça-feira contou com a apresentação de cases de sucesso da região da Emilia-Romagna na Itália e também da Argentina, que trouxe o exemplo do Ministério de Ciência e Tecnologia da Província de Córdoba. Oofficer de Ciência e Tecnologia da União Européia, Piero Venturi, apresentou ao público do evento detalhes do planejamento e das ações promovidas pela Comissão Europeia na promoção e incentivo à ações de inovação naquela região. Mais do que isso, em sua apresentação ficou evidente a busca por sinergias em outras partes do mundo. “Percebemos em Santa Catarina um ambiente elétrico, agitado. Por isso buscamos agora as primeiras parcerias, via Fapesc e universidades, em setores com o do agronegócio”, afirma Piero.

O palestrante dividiu a experiência europeia na aplicação do programa internacional “Horizon 2020”, um instrumento financeiro para a implementação da União da Inovação, uma iniciativa emblemática que visa assegurar a competitividade global da Europa. Esse programa dispõe de € 80 bilhões para investigação e inovação, a ser executado no período de 2014 à 2020. Outra proposta do Horizon 2020 é combinar as regras de todas as pesquisas e financiamentos voltados à inovação atualmente fornecidos através dos Programas de Investigação e Desenvolvimento Técnico, atividades ligadas à inovação do Programa Competitividade e Inovação Framework (CIP) e do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET).

Associar o conhecimento cientifico

1471

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Álvaro Toubes Prata, assistiu atentamente a todas as palestras, anotando informações. Durante sua fala, o secretário apresentou um panorama dos esforços do ministério para a promoção da inovação e também dos desafios, além de valorizar momentos como este, onde vários países comungam seus resultados e firmam parcerias. Sobre os desafios, o secretário enfatizou a falta de foco de muitos empresários na promoção da inovação nas suas rotinas produtivas. “Temos muitas pessoas que criam empresas, mas não de base tecnológica, e nosso desafio é fazer com que essa criatividade nacional possa se materializar em um contexto tecnológico. O grande desafio, então, é associar o conhecimento cientifico, que nós dispomos, à tecnologia e inovação”, concluiu Prata.

O vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, Claudio Jacoski, considera o evento uma ótima chance para apresentar Chapecó e Santa Catarina para o resto do mundo. “Mostramos que a nossa região está em ebulição na área da inovação, e são eventos de aproximação e diálogo como este que tornam muitos empreendimentos e melhorias possíveis”, concluiu o vice-reitor.

programação do evento prossegue nesta quarta-feira e encerra na quinta, 7 de março, com uma rodada de negócios que deve reunir empresários e representantes dos vários países participantes do workshop.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support