Terminou hoje (5) uma reunião voltada a consolidar o instrumento de apoio à governança pública das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, o Sifaps (Sistema para Indicadores das Fundações de Amparo à Pesquisa). “Nós e o grupo que construiu o Sifaps conseguimos estabelecer cronogramas e estratégias para a implantação do programa e a continuidade do desenvolvimento do sistema”, resumiu Mario Neto Borges, presidente do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais).
“O Sifaps pode ser usado para a definição de prioridades e auxilia a tomada de decisões. Isso demonstra que o sistema é extremamente relevante para a gestão estratégica das FAPs”, complementa Sergio Gargioni, presidente da Fapesc. Também participaram da reunião os presidentes da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Marcelo Turine e Anilton Salles Garcia, respectivamente.
As conclusões obtidas ao longo de dois dias de encontro serão detalhadas na próxima reunião do Confap, em Salvador, nos dias 7 e 8 de março, quando serão tomadas novas decisões sobre o Sistema.