Professor da Unoesc conquista Prêmio Stemmer Inovação

Apenas dois dos 15 contemplados em 2012 com o Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer – Inovação Catarinense, promovido pela Fapesc, são do Oeste de Santa Catarina. Um deles é o professor Dr. Rudy José Nodari Junior, do Curso de Educação Física da Unoesc Campus de Joaçaba, que recebeu a premiação na categoria Protagonista da Inovação. A entrega dos troféus e certificados ocorreu no final da tarde de terça-feira (11), no Centreventos Ministro Renato Archer, em Florianópolis.

O professor da Unoesc foi premiado pelo desenvolvimento do Leitor Dermatoglífico – tecnologia que hoje é considerada o padrão ouro mundial (Gold Standard) para pesquisas na área de Dermatoglifia e que foi desenvolvida em parceria com o tecnólogo em informática Alexandre Heberle. A escolha dos vencedores na categoria em que Rudy concorria levou em consideração o conhecimento científico e tecnológico inserido e a contribuição à inovação apresentada pelo candidato, o impacto econômico, social e ambiental da inovação e o grau de contribuição do candidato à realização, entre outros aspectos.


A conquista do professor não surpreende a direção da Unoesc, uma vez que nos últimos anos Rudy vem obtendo destaque e reconhecimento internacional como pesquisador.


– Sabemos que a pesquisa desenvolvida por ele desperta um interesse muito grande não apenas local ou nacional. Este impacto comprova se tratar de algo inovador. E o Prêmio Stemmer da Inovação é um entre vários reconhecimentos que estão sendo dados ao seu trabalho, não só no Brasil. Então ficamos satisfeitos e sabemos que ele vai continuar avançando e fazendo descobertas que vão manter o caráter inovador nas suas pesquisas – diz o Vice-reitor Acadêmico da Universidade, Nelson Santos Machado.


Para o professor Rudy, a conquista é motivo de orgulho:


– É uma grande honraria – diz, lembrando que em 2012 a Fapesc financiou aproximadamente cinco mil projetos de pesquisa de quatro mil pesquisadores e que, por isso, estar entre os três pesquisadores agraciados com o Prêmio Stemmer na Categoria Protagonista da Inovação é muito relevante.


Odeme Equipamentos Médicos e Odontológicos


O outro prêmio Stemmer Inovação que veio para o Oeste de Santa Catarina foi conquistado pela empresa Odeme Equipamentos Médicos e Odontológicos, de Luzerna, primeira colocada na categoria Micro/Pequena Empresa Inovadora, com o produto referência Aparelho de Medição da Permeabilidade Dentinária.


Nessa categoria também são avaliados o conhecimento científico e tecnológico inserido e a contribuição à inovação apresentada pela empresa candidata, o impacto econômico, social e ambiental da inovação e o grau de contribuição para a realização, mas também são levados em conta a política de inovação e a organização e prática da empresa no processo de inovação tecnológica.


– É um reconhecimento pelo modelo de inovação da empresa. A Odeme foi fundada em 2005 e desde então desenvolvemos vários produtos inovadores e investimos nessa área. Então o prêmio vem ao encontro do que vem sendo desenvolvido – afirma o diretor da empresa, Rafael Tiago Patzlaff, que é engenheiro de Produção Mecânica formado pela Unoesc.


Incubadora Tecnológica de Luzerna


Tanto a empresa Odeme quanto a empresa que possui o direito de desenvolvimento, produção e comercialização do Leitor Dermatoglígico desenvolvido pelo professor Rudy e pelo tecnólogo em informática Alexandre Heberle (denominada Salus Tecnologia em Dermatoglifia), estão instaladas na Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL). Isso, segundo Rafael, que é o gestor da incubadora, demonstra a importância desses ambientes para o desenvolvimento da inovação.


– É um reconhecimento prestado à incubadora que apoia e oferece um ambiente propício à inovação – diz o engenheiro, lembrando que a ITL é a única incubadora pública de Santa Catarina.


 

O Prêmio Stemmer Inovação


O prêmio Stemmer Inovação foi criado em 2008 por lei estadual para reconhecer publicamente esforços e resultados alcançados por pessoas, instituições e empresas que se destacaram na promoção do uso do conhecimento para a prática da inovação, mediante geração e ou absorção de processos, bens e serviços inovadores.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support