Distrito de Inovação é lançado em Joaçaba

A Prefeitura de Joaçaba e o Inova@SC, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), lançaram, na noite de quarta-feira, 4, o Distrito de Inovação de Joaçaba. A solenidade foi realizada no Teatro Alfredo Sigwalt, na presença de autoridades, parceiros e empresários de municípios de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

O município será o segundo do Estado a receber o Distrito de Inovação. O projeto será viabilizado em um terreno de 30 mil metros quadrados, próximo ao Aeroporto Santa Terezinha, a sete quilômetros da área central. O local deve abrigar, inicialmente, até 64 empresas de base tecnológica e um centro de inovação que compreenderá entidades governamentais, de pesquisa e prestadores de serviços, entre outras organizações que darão suporte às empresas.

A área construída terá sete mil metros quadrados e será realizada em três etapas. A primeira, de três mil metros quadrados, deve ser iniciada até o final deste ano e concluída no primeiro trimestre de 2013. “O investimento total se aproxima de R$ 18 milhões. Até 1600 empregos diretos devem ser gerados”, ressalta o executivo do Inova@SC, Eduardo Lorenzetti, que falou sobre o projeto técnico do Distrito de Inovação de Joaçaba. Na oportunidade, também foi assinado um Protocolo de Intenções.

Conforme Lorenzetti, os projetos dos Distritos de Inovação são desenvolvidos seguindo o modelo da tríplice hélice, com parceria do Governo, universidade e iniciativa privada. “Em Santa Catarina, foi acrescentada mais uma hélice: a sociedade”, enfatiza. Além de Joaçaba, a previsão é de que o projeto também seja implantado em Itajaí, Joinville, Chapecó, Concórdia, Lages, São Bento do Sul, Blumenau, Jaraguá do Sul, Criciúma e Florianópolis.

Polo Inovale – O Distrito de Inovação de Joaçaba é o primeiro passo para a viabilização do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale). “É um programa do Inovale, assim como a Incubadora de Luzerna e a Pré-Incubadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Após a incubação, as empresas precisam de um local adequado para se instalarem e o Distrito de Inovação é o ideal”, destaca Moisés Diersmann, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Antônio Lorensetti, lembra que o Polo Inovale é uma das prioridades da região. “O projeto começa a ganhar forma com o Distrito de Inovação, que vai receber as ideias que estão surgindo. É uma iniciativa importante para a geração de emprego e renda e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”. O projeto está em fase de captação de recursos e as primeiras atividades são previstas para este ano. “O Inovale deve ser lançado em breve, já que o estatuto do gestor já foi aprovado pela Promotoria Pública”, acrescenta Lorensetti.

O Inovale terá sede no Distrito de Inovação de Joaçaba e contemplará os 14 municípios de abrangência da SDR e da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc). As áreas de atuação serão: alimentos (bacia leiteira), engenharia biomédica, florestas renováveis, metalmecânico e energias renováveis.

Juro Zero – Durante o evento, também foram entregues os primeiros recursos do Juro Zero em Joaçaba. O programa, desenvolvido pela SDS, Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), busca incentivar o crescimento do empreendedorismo catarinense por meio de empréstimos de até R$ 3 mil. “O microempreendedor pode parcelar o valor solicitado em oito vezes. Caso os sete primeiros pagamentos sejam feitos em dia, a última parcela será isenta, o que equivale aos juros da operação”, explica o diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual da SDS, Carlos Harger. O Juro Zero faz parte do programa Nova Economia@SC.

Fonte: SDS