Aula inaugural discute impactos da tecnologia na sociedade

O curso de pós-graduação em Desenvolvimento e Tecnologia promoveu aula inaugural na sexta-feira, 29 de junho. O evento contou com palestra do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni, que tratou sobre o tema “Impactos da Tecnologia no Desenvolvimento Econômico e Social”. A palestra foi mediada pelo o professor Walter Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que atua como assessor pedagógico do curso.


 

6632


O evento foi aberto aos alunos da especialização em Desenvolvimento e Tecnologia das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Seara, Maravilha e Palmitos, que ao lado da Unochapecó e Universidade do Contestado promovem o curso. Representando a Unochapecó estiveram presentes o reitor, professor Odilon Luiz Poli e o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Claudio Alcides Jacoski e também os coordenadores da pós-graduação, professora Adriana De Toni, e o professor Radamés Pereira. Representando a reitoria da UnC, esteve presente a professora Ivanir Techio da Silva, e a SDR de Seara, Jaqueline Zolet.


A pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento e Tecnologia é custeada pelo governo do Estado de Santa Catarina e desenvolvida através do projeto “Implantação de Incubadora de base Mista da SDR/Seara”, promovido pela Fapesc em parceria com a Unochapecó e a UnC de Concórdia. Segundo o reitor Odilon Poli, “o curso faz parte de uma estratégia de desenvolvimento com o intuito de colocar a região Oeste no caminho da inovação. Os alunos possuem papel fundamental nesse processo, pois serão no futuro a massa crítica de sucesso”. A coordenadora acadêmica da UnC conta que tudo começou com a aprovação do projeto “Implantação de Incubadoras de Base Mista da SDR/Seara”, que atua na região das duas universidades. “Juntos percebemos que nossa atuação no processo de desenvolvimento poderia ser maior. Hoje podemos oferecer um curso de qualidade para os empresários e jovens, para que se mantenham na região gerando inovação e novos negócios”, concluiu a representante da UnC, Ivanir Techio.


Durante o pronunciamento da noite, o palestrante e professor da pós-graduação Sergio Luiz Gargioni afirmou que a Fapesc irá continuar contribuindo, contanto que as lideranças e as instituições regionais continuem se unindo na elaboração e efetivação de projetos de qualidade. O presidente da Fapesc concluiu dizendo que “grandes projetos de desenvolvimento nascem assim”.


Difundir conhecimentos e práticas


Na plateia, a estudante da pós-graduação Jociane Usinger, de Arabutã, afirmou ter grande expectativa com o curso, principalmente pela qualidade da grade de professores. Engenheira Ambiental formada, hoje ela atua como professora de Gestão do Agronegócio e comenta que a pós-graduação irá tirá-la da rotina, apresentando novidades. “A gente percebe tantas tecnologias e ao mesmo tempo não consegue utilizá-las da maneira correta. É preciso conhecimento para saber onde e como aplicá-la”, disse Jociane.


A especialização é oferecida gratuitamente a cerca de 50 alunos, representantes dos oito municípios de abrangência das SDRs Seara, Maravilha e Palmitos, todos com participação em projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento regional. Tem como objetivo difundir conhecimentos e práticas sobre sociedade, ciência e tecnologia, na perspectiva de articular o progresso tecnológico com desenvolvimento humano.


Na Reitoria


O presidente da Fapesc foi recebido, também, pela vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, pela diretora de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu, professora Maria Assunta Busato, e pela coordenadora do projeto Laboratório de Análise de Alimentos, professora Rose Mendes. Antes da palestra, Sérgio Gargioni conheceu o Laboratório de Análise de Alimentos da Unochapecó, construído junto ao bloco G3 no campus Chapecó. O projeto foi executado com verba destinada pela Fapesc e com a contrapartida da Unochapecó. O objetivo do laboratório é de atender agricultores familiares da região Oeste, oferecendo o serviço de análise de alimentos e água por meio de Certificação. Impressionado com a qualidade dos equipamentos e do espaço físico, o presidente da Fapesc ficou ansioso pelo início das atividades do local.


 

 

Fonte: UNOCHAPECÓ

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support