Aula inaugural discute impactos da tecnologia na sociedade

O curso de pós-graduação em Desenvolvimento e Tecnologia promoveu aula inaugural na sexta-feira, 29 de junho. O evento contou com palestra do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni, que tratou sobre o tema “Impactos da Tecnologia no Desenvolvimento Econômico e Social”. A palestra foi mediada pelo o professor Walter Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que atua como assessor pedagógico do curso.

6632

O evento foi aberto aos alunos da especialização em Desenvolvimento e Tecnologia das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Seara, Maravilha e Palmitos, que ao lado da Unochapecó e Universidade do Contestado promovem o curso. Representando a Unochapecó estiveram presentes o reitor, professor Odilon Luiz Poli e o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Claudio Alcides Jacoski e também os coordenadores da pós-graduação, professora Adriana De Toni, e o professor Radamés Pereira. Representando a reitoria da UnC, esteve presente a professora Ivanir Techio da Silva, e a SDR de Seara, Jaqueline Zolet.

A pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento e Tecnologia é custeada pelo governo do Estado de Santa Catarina e desenvolvida através do projeto “Implantação de Incubadora de base Mista da SDR/Seara”, promovido pela Fapesc em parceria com a Unochapecó e a UnC de Concórdia. Segundo o reitor Odilon Poli, “o curso faz parte de uma estratégia de desenvolvimento com o intuito de colocar a região Oeste no caminho da inovação. Os alunos possuem papel fundamental nesse processo, pois serão no futuro a massa crítica de sucesso”. A coordenadora acadêmica da UnC conta que tudo começou com a aprovação do projeto “Implantação de Incubadoras de Base Mista da SDR/Seara”, que atua na região das duas universidades. “Juntos percebemos que nossa atuação no processo de desenvolvimento poderia ser maior. Hoje podemos oferecer um curso de qualidade para os empresários e jovens, para que se mantenham na região gerando inovação e novos negócios”, concluiu a representante da UnC, Ivanir Techio.

Durante o pronunciamento da noite, o palestrante e professor da pós-graduação Sergio Luiz Gargioni afirmou que a Fapesc irá continuar contribuindo, contanto que as lideranças e as instituições regionais continuem se unindo na elaboração e efetivação de projetos de qualidade. O presidente da Fapesc concluiu dizendo que “grandes projetos de desenvolvimento nascem assim”.

Difundir conhecimentos e práticas

Na plateia, a estudante da pós-graduação Jociane Usinger, de Arabutã, afirmou ter grande expectativa com o curso, principalmente pela qualidade da grade de professores. Engenheira Ambiental formada, hoje ela atua como professora de Gestão do Agronegócio e comenta que a pós-graduação irá tirá-la da rotina, apresentando novidades. “A gente percebe tantas tecnologias e ao mesmo tempo não consegue utilizá-las da maneira correta. É preciso conhecimento para saber onde e como aplicá-la”, disse Jociane.

A especialização é oferecida gratuitamente a cerca de 50 alunos, representantes dos oito municípios de abrangência das SDRs Seara, Maravilha e Palmitos, todos com participação em projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento regional. Tem como objetivo difundir conhecimentos e práticas sobre sociedade, ciência e tecnologia, na perspectiva de articular o progresso tecnológico com desenvolvimento humano.

Na Reitoria

O presidente da Fapesc foi recebido, também, pela vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Maria Aparecida Lucca Caovilla, pela diretora de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu, professora Maria Assunta Busato, e pela coordenadora do projeto Laboratório de Análise de Alimentos, professora Rose Mendes. Antes da palestra, Sérgio Gargioni conheceu o Laboratório de Análise de Alimentos da Unochapecó, construído junto ao bloco G3 no campus Chapecó. O projeto foi executado com verba destinada pela Fapesc e com a contrapartida da Unochapecó. O objetivo do laboratório é de atender agricultores familiares da região Oeste, oferecendo o serviço de análise de alimentos e água por meio de Certificação. Impressionado com a qualidade dos equipamentos e do espaço físico, o presidente da Fapesc ficou ansioso pelo início das atividades do local.

Fonte: UNOCHAPECÓ