Bolsas de estudo do CNPq terão reajuste a partir de julho

Após quatro anos sem correções, o MCTI anunciou que as bolsas de estudos do CNPq terão um aumento de 10%. A medida começará a valer a partir de 1° de julho. Os principais beneficiários serão os bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), que financia o estudo de brasileiros nas melhores universidades do mundo.


A medida foi anunciada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, durante audiência pública realizada no Senado Federal, nesta quarta-feira (9). Em entrevista à Agência CT&I de Notícias, o ministro destacou que o aumento dará mais tranquilidade aos bolsistas.


“Os recursos são para auxiliar os estudantes com moradia, transporte e alimentação. A ideia é motivá-los ainda mais. Os bolsistas se dedicam às pesquisas em tempo integral e a remuneração não era compatível”, afirmou.


Segundo Marco Antonio Raupp, até o momento 3,7 mil alunos já estudam no exterior com auxílio do governo federal e 14,6 mil bolsas estão em fase de implementação. “Até o fim do ano a meta é financiar os estudos de 20 mil brasileiros no exterior”, explicou o ministro aos Senadores.


Se a previsão do MCTI for atingida, o governo terá implementado 25% do CsF. A meta final para o setor público é de 75 mil bolsas. O programa prevê que as outras 25 mil bolsas deverão ser financiadas pelo setor privado.


Fonte: Agência Gestão CT&I

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support