Ciência brasileira depende de um Código Nacional para não fracassar

Presidente do Confap, Mário Neto Borges, se posiciona em relação às críticas em torno do novo Código Nacional de CT&I


As propostas para criar um Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que ainda tramitam nas duas casas do Congresso Nacional podem e serão modificadas antes de ir a votação no plenário. No entanto, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) alerta que o sucesso da ciência brasileira está atrelado à aprovação do texto que unifica e cria mecanismos específicos para a pesquisa e o desenvolvimento.

 

Junto com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), o Confap tomou a iniciativa de elaborar um texto que resultou nos Projetos de Lei (PLs) nº 2.177/11, da Câmara dos Deputados, e o PL nº 619/2011 do Senado Federal. O presidente do Confap, Mario Neto Borges, vê com bons olhos as críticas que surgem, mas destaca que é preciso conhecer a fundo os PLs.

 

“Acredito que os críticos à formulação do código sejam aqueles que ainda não leram a proposta ou não entendem a importância de uma legislação enxuta e apropriada”, avaliou o presidente do conselho. “Exatamente por ser um setor dinâmico, o Código Nacional de CT&I legisla princípios e conceitos. Sabemos que ele pode ser aperfeiçoado, mas é sim, um caminho sem volta, ou [sem ele, será] o fracasso da ciência brasileira frente ao contexto mundial vigente.”

Dentre as diversas mudanças citadas para melhorar o cenário brasileiro de inovação, o presidente do Consecti, Odenildo Sena, lista a mudança no regime de aquisição de insumos e equipamentos. “A escolha deixará de ser pelo menor preço e passará a ser pela qualidade do produto e pela garantia, inclusive da assistência que o fornecedor se dispuser a oferecer”, disse. Com a novidade, segundo Sena, o processo de compra de materiais para pesquisa deixará de ser igual à compra de tijolos.

 

Mario Neto reconhece que a primeira proposta de texto ficou muito voltada para a academia, inclusive a Confederação Nacional da Indústria, em entrevista à Agência Gestão CT&I de Notícias, reclamou da pouca participação no projeto. “Essa questão já está sendo trabalhada com um grupo adicional montado pela CNI, Anpei [Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras] e empresários, com a participação do Confap e do Consecti, para propor aperfeiçoamentos”, explicou.

 

Divisor de águas


“A hora, agora, é de todos contribuírem para o aperfeiçoamento do texto para que, lá na frente, possamos contar com uma legislação ousada e moderna”, afirmou o presidente do Consecti, Odenildo Sena, sobre a participação das entidades na formulação do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os projetos de lei estão parados no Congresso Nacional desde o fim do ano passado.

 

Para tramitar é necessário que os líderes partidários indiquem os nomes dos parlamentares que irão formar a comissão especial que analisará o texto. Tanto o Consecti quanto o Confap acreditam ser possível aprovar o tema ainda este ano. “Temos o apoio do Poder Executivo e a matéria deve tramitar mais rápido na Casa”, destacou Mario Neto.

 

“O ministro da CT&I, Marco Antonio Raupp, assumiu conosco o compromisso de capitanear gestões junto ao Executivo para que a proposta seja abraçada como de interesse do governo. O código é uma medida sem volta, mas que necessitará da nossa permanente vigilância para que se acelerem os trâmites no Congresso Nacional”, afirmou Odenildo Sena.

 

Para o presidente do Confap, o Código da Ciência será o divisor de águas da CT&I brasileira. “Com ele teremos mais investimentos na área e uma grande chance de tornar o país uma potência científica e, por conseguinte, uma potência econômica e social. Sem ele vamos ficar cada vez mais distantes dos países desenvolvidos e fadados a sermos apenas exportadores de commodities”, garantiu.

 

Fonte: CONFAP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support