Pesquisa: CNPq oferecerá 12 mil bolsas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deve publicar em março edital para a oferta de 12 mil bolsas de iniciação científica do programa Pró-Engenharia. As bolsas serão destinadas a estudantes de graduação de engenharia, alunos do ensino médio (iniciação científica júnior) e a professores orientadores de todo o país, preferencialmente em instituições das regiões Norte e Nordeste. Segundo o CNPq, o investimento de R$ 24 milhões vai permitir dobrar o número de bolsas  disponíveis atualmente (6 mil). A iniciativa é feita em parceria com a mineradora Vale.

A falta de engenheiros é reconhecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como um gargalo para dar sustentabilidade ao provável crescimento econômico dos próximos anos. A meta é aumentar o número de formados em 60% até 2014.Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que apenas 35% dos engenheiros formados estão trabalhando na área. Segundo o diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Guilherme Sales Melo, faltam no mercado de trabalho especialmente engenheiros civis, de minas, de petróleo e gás, navais e de computação.

Ele destacou que não é possível remanejar esses profissionais e, por isso, “é mais fácil pegar novos engenheiros”. Por este motivo, o CNPq decidiu incluir os alunos do ensino médio no programa. “É para que os estudantes trabalhem com professores universitários, despertem interesse, brilhem os olhos e digam ‘é isso que eu quero’”, completou Mello.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support