Professores universitários do Oeste catarinense conhecem oportunidades de captação de recursos para pesquisa e inovação por meio de editais da Fapesc

Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc realizou palestra na Semana de boas-vindas e Planejamento 2026 da Unochapecó. (Fotos: Milena Nandi)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) iniciou 2026 dando continuidade ao diálogo com o ecossistema catarinense. Nesta terça-feira, 3, as oportunidades oferecidas por meio de editais da fundação para o desenvolvimento de projetos nas áreas de pesquisa e inovação e os principais pontos a serem observados em propostas enviadas à Fapesc para a captação de recursos foram apresentadas para professores do Oeste catarinense. A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, dialogou com professores da Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), durante o segundo dia da programação da Semana de boas-vindas e Planejamento 2026 da universidade.  

Ao longo da palestra, a diretora de CTI da Fapesc abordou pontos que os professores devem se atentar no processo que envolve pontos como escrita, envio do projeto e prestação de contas, falou sobre editais já lançados em 2026 pela Fapesc, das oportunidades do recebimento de recursos do Governo do Estado para projetos de CTI e dos investimentos feitos pela gestão atual, entre 2023 e 2025 no ecossistema catarinense: 155 editais nas áreas de pesquisa, inovação, difusão e bolsas, totalizando R$ 1,1 bilhão – deste, R$ 612 milhões já executados.   

“A Fapesc é a maior agência de fomento de Santa Catarina e possui o quarto maior orçamento entre as Fundações de Amparo à Pesquisa de todo o Brasil. Isso é resultado dos investimentos do Governo do Estado, impulsionado pelo governador Jorginho Mello, que é um visionário na área de CTI, e traduzido por meio dos editais da Fapesc, voltados para pesquisa, inovação, bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, eventos de divulgação científica e empreendedorismo. A Fapesc quer estar cada vez mais próxima dos atores do ecossistema, dialogando, entendendo as demandas e orientando para que os recursos disponíveis sejam realmente utilizados para o desenvolvimento de projetos que tenham retorno para a sociedade. Estar próximo de pesquisadores e professores em eventos como o de hoje na Unochapecó colabora com a divulgação das oportunidades oferecidas pela Fapesc e a mostrar que é possível conseguir fomento e apoio do Governo do Estado nessa jornada”, afirma Valeska.

A palestra teve ainda a participação da pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, Andrea Leite Marocco, da diretora de Pesquisa e Pós-graduação, Vanessa Corallo e do diretor da Agência de Gestão da Inovação da Unochapecó/diretor do Pollen Parque Científico e Tecnológico, Rodrigo Barichello.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi – milena.nandi@fapesc.sc.gov.br

49 98878-7828