Em visita a Santa Catarina, comitiva da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins dialoga com gestão da Fapesc

Liderada pelo presidente da Fapt, comitiva visitou fundação catarinense e conheceu melhor ações, programas e editais desenvolvidos em prol do ecossistema de CTI. (Fotos: Leonardo Alexandre/Fapesc)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), recebeu nesta sexta-feira, 23, a visita de representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), para um diálogo sobre o trabalho da fundação catarinense para o desenvolvimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) do estado. Liderada pelo presidente recém-empossado da Fapt, Adriano Rodrigues de Moraes, a comitiva está em Santa Catarina para conhecer a estrutura voltada ao empreendedorismo e inovação e as iniciativas do Governo do Estado em prol do ecossistema.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, reforça a importância do diálogo e troca de experiências entre as FAPs como forma de colaborar com o ecossistema dos estados brasileiros. “As FAPs realizam trocas nos fóruns da Confap (Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa) e hoje recebemos a equipe da Fundação de Tocantins para realizar uma troca de informações mais próxima, tirar dúvidas e apresentar os programas, incentivos, nossas bolsas e editais de destaque como os voltados ao empreendedorismo, inovação e apoio à projetos de mulheres na pesquisa e na inovação. Impulsionado pelo Governo do Estado, Santa Catarina executa o quarto maior orçamento entre as FAPs do Brasil. No encontro com a nossa coirmã de Tocantins, uma FAP mais jovem, com 15 anos de vida, nos colocamos à disposição para apoiar e dar suporte nessa missão tão nobre que as FAPs têm de amparar o ecossistema de CTI nos estados”, afirma o presidente da Fapesc.

O presidente da Fapt, Adriano Rodrigues de Moraes, explica que a visita a Santa Catarina tem o objetivo de conhecer a estrutura e o suporte oferecidos para o desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação. “A Fapesc é referência nacional e o fomento à ciência, tecnologia e inovação resulta em diversos projetos de excelência. A expertise da Fundação foi o que nos motivou a fazer essa visita. Santa Catarina como um todo, com todos os seus instrumentos públicos de fortalecimento do empreendedorismo, do setor de tecnologia e inovação, também é um grande atrativo. Visitamos vários espaços e tem sido uma experiência incrível conhecer melhor a estrutura desse ecossistema de inovação. Vamos levar um conjunto de oportunidades para replicar no estado do Tocantins”, ressalta Moraes.

A diretora de CTI da Fapesc, Valeska Tratsk, avalia que a aproximação entre as FAPs contribui com o trabalho de todos os envolvidos. “Recebemos, na tarde de hoje, a visita do presidente da FAP de Tocantins e equipe de assessores e diretores para dialogarmos sobre o trabalho das fundações e apresentar o trabalho de destaque feito em Santa Catarina. Foi uma tarde de muita interação e muita troca, o que pode futuramente sinalizar parcerias e trocas nas áreas acadêmica e de inovação”, afirma Valeska.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi – milena.nandi@fapesc.sc.gov.br

49 98878-7828