Missão cultural aproxima Florianópolis a Toulouse

O governo do Estado de Santa Catarina será representado durante uma viagem para a constituição de parcerias com a França, visando o fomento à pesquisa e à cultura, por uma coordenadora de projetos da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Mônica Cristina Corrêa viajou no dia 01/12 a convite da Prefeitura de Toulouse, para tornar esta cidade “irmã” de Florianópolis.

Isso porque a capital catarinense pode ajudar a contar a história da empresa de correio aéreo Aéropostale, cujo piloto mais famoso foi Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944). Ele ou seus colegas faziam escala em 26 cidades da África, Europa e América do Sul, mas somente Florianópolis ainda guarda lembranças como a casa que abrigava os pilotos durante as viagens.

Em reconhecimento à importância desse patrimônio, o francês Max Armanet, especialista ligado à UNESCO, já esteve na cidade e analisa a possibilidade de tombar a casa e outros redutos históricos.

Mônica Cristina Corrêa é a responsável pelo resgate histórico da passagem do autor de O Pequeno Príncipe pela ilha, e sobre o assunto produziu o documentário de Saint-Exupéry a Zeperri.

Uma exposição sobre o tema está aberta até 11 de dezembro de 2011 no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, no centro da capital. A mostra de aquarelas e textos é apoiada pela Fapesc.

Fonte: Fapesc

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support