Embora o Eucalipto dunnii seja recomendado pelos órgãos técnicos do estado, frequentemente, os reflorestadores têm dissabores com essa cultivar na região de Curitibanos, em função de sua pouca resistência a geadas mais fortes.
“A maior parte dos problemas identificados sobre as florestas de eucalipto plantados na região está relacionado à mistura de linhagens nas mudas disponíveis para mercado”, explica o gerente regional da Epagri de Curitibanos, Gilmar C. Michelon Dallamaria.
Com o objetivo de eliminar dúvidas sobre essa espécie, a Epagri, a Embrapa e a UFSC estão instalando mais um experimento com 16 linhagens de eucalipto dunnii na área do Campo Experimental.
O objetivo dos pesquisadores envolvidos com o projeto florestal é de que se identifique linhagens, entre os plantados, mais resistentes a geadas, com melhor desenvolvimento e com melhor qualidade de madeira.
Ainda neste mês de novembro, mais um experimento estará sendo implantado na área experimental, com o eucalipto benthamii, também com o objetivo de se identificar linhagens com melhor adaptação ao clima regional, melhor desenvolvimento e com melhor qualidade da madeira.
Esses experimentos fazem parte do projeto de pesquisas para o desenvolvimento florestal da região de Curitibanos, financiado pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), coordenado pela Epagri de Curitibanos, em parceria com a Embrapa/Florestas e a UFSC e com apoio da prefeitura municipal de Curitibanos, Sindicato da Indústria Florestal, SDR e Empresa Berneck.
Mais informações: Gilmar C. Michelon Dallamaria/Gerente Regional de Curitibanos, no telefone: (49) 3245.0680
Fonte: EPAGRI