
Empreendedores e representantes do ecossistema de inovação participam do Ignition Startup, em Joinville, que apresentou oportunidades de fomento e programas do Governo de Santa Catarina. (Foto: Leonardo Ferreira Barbosa / Fapesc)
Com o objetivo de aproximar empreendedores das principais fontes de crédito e programas de fomento à inovação em Santa Catarina, o Governo do Estado segue com o Ignition Startup, evento do Programa SC Mais Inovação, que realiza até o fim deste mês sete encontros em diferentes cidades. Após a terça e quarta edição, em Blumenau (13/10) e Itajaí (21/10), o projeto chegou nesta quarta-feira, 22, a Joinville, com programação na escadaria do Uni, edifício do Ágora Tech Park, situado no Distrito Industrial, reunindo empreendedores e representantes do ecossistema de inovação da Região Norte.
A programação inclui a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), que divulga editais para fortalecer o ecossistema catarinense de ciência, tecnologia e inovação. A equipe da fundação também oferece orientações sobre as linhas de fomento disponíveis, incentivando os empreendedores a transformar ideias em negócios de impacto.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destaca que a realização do circuito em todas as mesorregiões do Estado permite conhecer de perto as realidades locais, tirar dúvidas e apresentar as oportunidades oferecidas pelo Governo de Santa Catarina. “A ação de estar presente nas comunidades e municípios atendidos pelo SC Mais Inovação é fortemente apoiada pelo governador Jorginho Mello, que incentiva a aproximação com a população e a divulgação dos recursos disponíveis para impulsionar ideias e o empreendedorismo. A presença no Norte do estado reforça esse compromisso de estar próximo dos empreendedores e compreender as diferentes realidades regionais”, enfatiza.
Além das ações da Fapesc, cada edição do Ignition Startup reúne autoridades estaduais, representantes do ecossistema de inovação e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), que apresenta o Fundo de Garantia para Startups Associadas (FGA), compartilha cases de sucesso e oferece atendimento especializado aos participantes.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Edgard Usuy, o Ignition Startup é um pilar estratégico para impulsionar o ecossistema de inovação em Santa Catarina.
“Ao apoiar ideias desde as fases iniciais, o programa estimula soluções tecnológicas e fortalece a cultura empreendedora. Por meio do SC Mais Inovação, articulamos talentos, instituições e oportunidades, formando uma rede colaborativa que alcança todas as regiões. Essa integração democratiza o acesso à inovação e garante que ela seja um motor de desenvolvimento em todo o Estado”, destaca.
O diretor executivo do Ágora Tech Park, Fabiano Dell Agnolo, reforça a importância da iniciativa. “O Ignition Startup é um importante programa de apoio do Governo do Estado ao fomento do desenvolvimento econômico e da inovação. Para o Ágora Tech Park, ele soma esforços na geração de novos negócios e na formação de empreendedores”, afirma.
O evento conta com a parceria da Acate e da Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI), que conecta centros de inovação em todo o Estado, integrando empresas, universidades e ambientes — a “espinha dorsal da inovação” em Santa Catarina.
Os próximos encontros acontecem nos Centros de Inovação de Chapecó (29/10) e Lages (30/10).
Confira imagens dos outros eventos
Em encontros dinâmicos, Ignition Startup em Blumenau e Itajaí reuniu empreendedores e representantes do ecossistema de inovação (Foto: Leonardo Ferreira Barbosa / Fapesc)


Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738