Governo de Santa Catarina e Embraer alinham estratégias para a criação de um cluster aeroespacial que vai impulsionar a indústria tecnológica catarinense

Encontro entre lideranças do Estado, representantes da empresa aeronáutica e do ecossistema de tecnologia e inovação catarinense ocorreu em Florianópolis. (Fotos: Leonardo Ferreira/Fapesc)

O Governo do Estado está liderando trabalhos com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e atores de inovação para a criação de um cluster aeroespacial em Santa Catarina. Nesta terça-feira, 30, representantes do Estado, do ecossistema de tecnologia e inovação catarinense e da Embraer participaram de um encontro em Florianópolis, com direcionamentos sobre as demandas do setor aeroespacial e apresentações do potencial da indústria tecnológica de Santa Catarina.

A reunião para o desenvolvimento de uma rede colaborativa envolvendo empresas, instituições e órgãos públicos catarinenses foi organizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em conjunto com o Sapiens Parque e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).

Os trabalhos desta terça-feira iniciaram pela manhã na Incubadora Celta e seguiram à tarde para o Sapiens Parque, onde está localizado o Escritório de Diplomacia Científica e Cooperação Técnica da Fapesc. Ao fim, os representantes da Embraer apontaram nortes para investimento e desenvolvimento que atenderiam carências no setor aeroespacial, como em tecnologias de sensores, comunicações, manufaturas avançadas, certificações, indústria têxtil para montagem de assentos, propulsores elétricos e construção de estruturas físicas colaborativas para desenvolvimento tecnológico. “Foi um dia de trabalho muito importante, voltado a pensar o futuro aeroespacial em Santa Catarina. Nosso objetivo era simples, mas desafiador: ao final do encontro, responder à pergunta central — como podemos unir iniciativas e criar um cluster aeroespacial no estado para fortalecer o setor industrial e tecnológico?”, destaca Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc.

“Este é o papel do Governo do Estado. Para isso, buscamos aproximar atores do Governo, do nosso ecossistema catarinense e de fora do estado, de modo a convergir esforços, trabalhos e investimentos em um único norte estratégico. Sabemos que construir um cluster desse porte exige mais do que boas ideias: exige fortalecer a formação de pessoas, consolidar estruturas e criar condições para que a inovação e a tecnologia avancem de forma sustentável. É esse o caminho que estamos trilhando juntos”, complementa Fábio.

O gerente sênior de Desenvolvimento de Equipamentos Eletrônicos da Embraer, Miguel Teruel, ressalta o potencial da indústria de tecnologia catarinense. “É sempre um prazer ter esse tipo de reunião aqui com atores do Estado e da iniciativa privada de Santa Catarina, porque é impressionante a quantidade de tecnologia que se desenvolve aqui. Fizemos ótimos contatos aqui e conseguimos consolidar um conhecimento sobre o estado que, em abrangência, teria levado muito tempo. Esperamos que os resultados dessa reunião tragam novas colaborações produtivas entre a Embraer e o Estado de Santa Catarina”, reforça Teruel.

Além do presidente da Fapesc, o Governo de Santa Catarina foi representado pelo secretário de CTI, Edgard Usuy, pelo secretário adjunto de Estado do Planejamento, Lucas Amancio, pelo presidente da InvestSC, Renato Lacerda e pelo diretor presidente do Sapiens Parque, Eduardo Vieira.

A equipe da Embraer que esteve em Florianópolis nesta terça-feira foi composta por Teruel, pelo gerente de Cooperações Tecnológicas e Propriedade Intelectual, Pedro Salles, pelo Relações Institucionais para Desenvolvimento Tecnológico, Fábio Almeida, e pelo diretor de Programas de Desenvolvimento Tecnológico, Maurílio Albanese.

A agenda teve ainda a participação da assessora de Planejamento e Programas Estratégicos da Fapesc, Monique Gahnen; e dos representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc): diretor de Competitividade e Inovação, José Eduardo Fiates, diretor executivo de Mercado, Fabrízio Pereira, líder do Instituto Senai de Inovação – Sistemas Embarcados, Paulo Violada e gerente executivo de Inovação e Tecnologias do Senai SC, Maurício Pauleti.

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Fundação Certi, Eduardo Rezende, o diretor executivo da Incubadora Celta, Tony Chierighini e o vice-presidente de Ecossistema da Acate, Túlio Duarte Christofoletti também participaram do encontro.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828